quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ônibus menos poluentes começam a circular em SP

Ecofrota corresponde a 10% da frota de transporte público de São Paulo.
A Secretaria Municipal dos Transportes colocou em circulação 1,2 mil ônibus movidos a combustíveis menos poluentes. A chamada ecofrota vai ser usada em cerca de 200 linhas que prestam serviço na zona leste. Estima-se que esses veículos emitam 22% menos poluentes na atmosfera, principalmente fuligem.
O número de ônibus que compõem a ecofrota corresponde a cerca de 10% da frota, mas o objetivo é que o número de veículos ambientalmente sustentáveis aumente gradativamente, para que em 2018 todo o sistema de transporte público utilize combustível renovável.
Os ônibus apresentados são da empresa Viação Itaim Paulista (VIP) e usam o combustível B20 - que mistura 20% de biodiesel ao combustível normal, o diesel. Os veículos terão adesivos com a inscrição "ecofrota" e, em destaque, a matriz energética usada: por exemplo, álcool, 20% de biodiesel ou híbrido.
O investimento em combustíveis menos poluentes e na frota adaptada virá do dinheiro arrecadado com as multas por falta de inspeção veicular. Desde dezembro, a fiscalização foi intensificada com o uso dos radares da CET para flagrar os infratores.
Segundo dados da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, todos os anos são registradas 12 mil internações e 875 mortes em decorrência de partículas inaláveis e ozônio.

Fonte: Estadão/Por Alana Rany

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...