Dentre as inovações do novo ônibus para o Recife estão o suporte que pode ser adaptado para transportar pranchas de surfe. Mas do que adianta se o surfe será banido da cidade?
Visando as obras em andamento para a Copa de 2014, principalmente as relacionadas com a mobilidade urbana, a empresa gaúcha Neobus apresentou à imprensa e aos empresários pernambucanos, nesta terça-feira (9), no Cabanga Iate Clube, o ônibus Mega BRT, adaptado para trafegar em corredores de transporte rápido. O veículo, que tem 20 metros de comprimento e uma articulação sanfonada, possui capacidade para 150 passageiros e traz inovações tecnológicas e de acessibilidade. Dentre as inovações, está um suporte para bicicletas que poderá ser adaptado para pranchas de surfe. Mas essa inovação chega tarde demais, já que um vereador do Recife deseja banir o surfe para sempre da cidade, sob o pretexto de salvar vidas, mas não esconde a preocupação com os prejuízos causados pelos ataques de tubarão à indústria do turismo da cidade."O ônibus é adequado para os corredores de transporte que serão construídos para a Copa, como os os projetos Norte/Sul, Leste/Oeste e Avenida Norte", afirmou o gerente de marketing da Neobus, André Hoffmann. Ele informou ainda que alguns empresários pernambucanos demonstraram interesse em adquirir o ônibus. Entretanto, Hoffmann não quis informar o valor de mercado do veículo. "O preço varia de acordo com os opcionais", disse, sem informar números. Cerca de 250 modelos já estão em circulação na cidade de Curitiba. "Também recebemos pedidos do Rio de Janeiro, Manaus, Goiana, Porto Alegre e Florianópolis", afirmou o gerente de Marketing.Entre as novidades do Mega BRT estão as portas nas duas laterais adaptadas para plataformas (paradas elevadas). "Os corredores previstos para a Copa irão exigir ônibus diferenciados, tanto em relação ao embarque como à capacidade de passageiros. O embarque dos dois lados também contribui para reduzir o tempo de entrada e saída de passageiros. Esse ônibus possui essas características, mas não podemos afirmar que será o escolhido pelos empresários para circular na Região Metropolitana", afirmou a diretora de Operações do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, Taciana Ferreira. Ela ressaltou que dos 2.700 coletivos que circulam no Grande Recife hoje, 221 são do modelo articulado. "Porém nenhum deles está adequado para atuar nos novos corredores", explicou. Outras inovações do ônibus da Neobus são as câmeras para manobras, sensor de estacionamento com indicação de distância, wireless, sistema anunciador de voz (junto às portas), monitores informativos, GPS e suporte para transporte de bicicletas.O ônibus também possui um sistema online que alerta os semáforos de sua aproximação, fazendo com que eles fiquem na modalidade verde. Nesse caso, para o sistema ser implantado precisa da autorização e monitoramento das prefeituras. O Mega BRT também segue as normas internacionais de acessibilidade, como elevadores para cadeirantes, assentos especiais para obesos, espaço reservado para cão guia e pega-mão tátil.Além do mobelo apresentado nesta terça, a Neobus desenvolveu o Mega BRT Biarticulado, considerado o maior do mundo, com 29 metros de comprimento e capacidade para transportar 250 pessoas. "Também estamos prontos para ofecerer este modelo para o Recife, caso os empresários tenham interesse", afirmou André Hoffman.
Foto: Mariana Dantas/NE10
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