Leandro Nogueira
As fotos de um novo ônibus articulado, com portas altas sem degraus do lado esquerdo e com a mesma pintura dos veículos do transporte coletivo em Sorocaba, estão gerando especulações de que seria o primeiro ônibus do sistema Bus Rapid Transit (BRT), prometido pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB). Nas imagens que foram enviadas para o Cruzeiro do Sul e que já circulam em redes sociais na internet, o veículo recebeu o número 2500, tem a informação que foi fabricado em 2013 e a inscrição da Sorocaba Transportes Urbanos (STU), uma das concessionárias do transporte coletivo na cidade. Segundo motoristas consultados, o ônibus teria chegado ontem à garagem da STU. A Urbes deixou de responder às questões da reportagem.
Entre os motoristas corre o boato que o novo veículo deverá fazer a linha Campolim nos próximos dias. Apesar das portas altas do lado esquerdo, o veículo teria portas com degraus semelhantes aos convencionais do lado direito, o que possibilitaria o uso imediato se as portas altas forem mantidas fechadas. O chassi do veículo é Scania e a carroceria da Neobus. Em uma das comunidades na rede Facebook denominada Legitimidade Sorocabana, há a observação de que esse ônibus não é biarticulado e sim apenas articulado. A Urbes informou que responderia no dia de hoje as questões levantadas pela reportagem.
Na edição do último sábado o Cruzeiro do Sul noticiou que pelo menos 12 empresas brasileiras e estrangeiras se habilitaram e realizam estudos e anteprojetos para implantação e operação do sistema BRT de transporte e do Hospital de Clínicas em Sorocaba. Dos grupos que mostraram interesse no edital publicado em 27 de dezembro do ano passado, oito conglomerados desenvolvem os estudos relacionados ao Hospital de Clínicas e seis ao sistema BRT, sendo que dois grupos se habilitaram para os dois projetos.
Para a implantação e operação de rede de aproximadamente 35 quilômetros de corredores de transporte coletivo com as plataformas de paradas e os terminais urbanos a Prefeitura calcula um investimento inicial em torno dos R$ 190 milhões em infraestrutura. O município já conta com financiamento aprovado pelo Governo Federal por meio do PAC2 da Mobilidade para investimentos em infraestrutura pública do BRT.
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