terça-feira, 27 de julho de 2010

Aeroporto Tom Jobim terá linha de ônibus articulado

O Globo

Aeroporto terá BRT já para a Copa

Acordo permite antecipar em 2 anos trajeto completo de ônibus articulado

Luiz Ernesto Magalhães

Um acordo fechado entre a prefeitura e o governo federal antecipará a implantação do BRT Transcarioca (linha de ônibus articulados) até o Aeroporto Internacional Tom Jobim já para a Copa de 2014. A Secretaria municipal de Obras lançará em duas semanas o edital de licitação para contrar os estudos técnicos necessários para construir o trecho entre a Penha e o Galeão. Esta fase da obra estava prevista para sair do papel apenas para os Jogos Olímpicos de 2016. O sistema será operado pelas mesma concessionária vencedora da licitação que a prefeitura realiza sexta-feira para operar as linhas de ônibus.

O secretário de Obras, Alexandre Pinto, trabalha com o prazo de dezembro de 2013 para a conclusão de todo o projeto, que será financiado pelo BNDES e tem custo de cerca de R$ 2 bilhões (incluindo contrapartidas do município).

Inicialmente, a Transcarioca seria construída apenas entre a Barra e a Penha para a Copa. A execução desta fase, porém, está sofrendo com os atrasos.

MP de Lula aumenta limite de endividamento

O cronograma original da prefeitura previa que as obras no techo Barra-Penha fossem concluídas até março de 2013.
Mas os recursos do BNDES até hoje ainda não foram liberados devido aos limites de endividamento da prefeitura. O problema foi solucionado pela medida provisória editada na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A MP aumenta a margem de endividamento das cidades que servirão de sede da Copa, permitindo que municípios se individem até o limite de 120% das receitas líquidas, teto previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

— A licitação está bem adiantada. E avançamos também com os processos de desapropriações — disse o secretário de Obras.

Traçado deve beneficiar alunos do Fundão

O trecho entre a Penha e o Galeão deve custar cerca de R$ 570 milhões. Bem menos que o R$ 1,3 bilhão do trecho Barra-Penha, que além de mais longo, exigirá mais desapropriações.

Alexandre disse que as sondagens e topografia do terreno estão sendo feitos.

O secretário, no entanto, não quis antecipar qual será o traçado porque o prefeito Eduardo Paes quer divulgar o trajeto. Mas, com base em mapas viários e na circulação de veículos pela região, já é possível especular uma parte desse trajeto. Um roteiro provável para Aeroporto Internacional Tom Jobim a partir da Penha usaria uma das faixas do Viaduto João XXIII (liga a Penha à Avenida Brasil). No trajeto, o BRT teria um dos seus pontos na Avenida Brigadeiro Trompowsky , em frente à Cidade Universitária, para atender à demanda da UFRJ. Por fim, pegaria uma faixa de acesso à esquerda da Linha Vermelha que serve de acesso tanto para a Ilha do Governador quanto para o aeroporto.

Transcrito do site:
http://www.aeronautas.org.br/
Materia original:
http://oglobo.globo.com/

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