Jornal de Pomerode.
A empresa de transportes coletivos Volkmann, de Pomerode, fez um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão de reais para comprar dois ônibus com elevadores para portadores de deficiência física.
Para o presidente da empresa, Frank Volkmann, este é o primeiro passo para a adaptação de toda a empresa. “Pretendemos substituir todos os veículos, mas isso ainda vai levar um tempo, enquanto isso, esses dois novos devem atender a população que necessita desse tipo de transporte”.
A linha que os dois ônibus atenderão é a de Pomerode – Blumenau, mas os horários que os veículos irão circular ainda não foram definidos pela empresa.
Para o gestor de pessoas, Peter Volkmann, a utilização desse tipo de veículo é tendência mundial, e precisava ser colocado em prática também em Pomerode. “Queremos colocar os elevadores nos ônibus de turismo, mas essa ainda não é uma tecnologia acessível no país, é exclusividade internacional. Depois desse novo investimento, todas as novas aquisições da empresa terão como exigência a acessibilidade”.
De acordo com o presidente e com o gestor de pessoas, serão de três a quatro linhas diárias feitas por cada veículo, ou seja, cerca de oito horários atendidos pelas linhas.
Os ônibus ainda não entraram em circulação porque os motoristas e cobradores passarão por um treinamento, onde aprenderão como manusear o equipamento e receberão instruções para auxiliar os portadores de necessidades a utilizar o elevador. Serão treinados 33 motoristas e nove cobradores, além dos 18 que atuam na empresa no ramo de turismo.
Além do elevador na parte lateral do veículo, após o cadeirante subir – procedimento que acontece sempre de ré, ou seja, o deficiente físico fixa-se de costas para o ônibus -, um cinto de segurança, dentro do veículo, é apropriado para que o cadeirante não perca o equilíbrio durante o trajeto. Todos os procedimentos que o passageiro efetuará, serão supervisionados pelo cobrador e motorista, que prestarão ajuda caso necessário.
Simone declarou que o ônibus é um grande avanço para a comunidade de deficientes físicos, e que através dele, alguns cadeirantes que tem medo de sair de casa, passarão a ter mais coragem. “Agora pra ficar melhor, tem que adaptar os acessos até os pontos de ônibus, o que vai facilitar e muito o nosso direito de ir e vir”, completou.
De acordo com a Prefeitura Municipal, um projeto de reurbanização está sendo elaborado para Pomerode, e assim que possível, o mesmo começará a ser implantado na cidade. “Parabenizo a empresa pela iniciativa, que deverá ser tida como modelo e exemplo para as demais. Ressalto ainda que as escolas e posto de saúde do município tenham assessibilidade como meta, buscando a inclusão dos alunos especiais, o que, gradativamente será implementado em todos espaços públicos de nossa cidade. A acessibilidade faz parte do projeto, e visamos adaptar a maioria dos locais da cidade, a fim de que todos os cidadãos pomerodenses possam ter garantido o direito de locomoção” afirmou o prefeito Paulo Pizzolatti.
http://www.adjorisc.com.br/jornais/jornaldepomerode/noticias/geral/empresa-volkmann-adquire-dois-onibus-adaptados-para-cadeirantes-1.318859
0 comentários:
Postar um comentário