Novo trecho do corredor ABD, com 12 km de extensão, começa a funcionar no sábado
Camilla Rigi, do R7
- O mais importante era ter o corredor. Agora os veículos vão ser substituídos por veículos biarticulados, por veículos mais modernos. É um processo que se inicia a partir de agora.
O prefeito não informou quantos veículos grandes já começam a circular no sábado. Já a SPTrans, empresa municipal que cuida do transporte de ônibus na cidade, informou que haverá trocas por veículos com maior capacidade, o que deve aumentar em até 27% a oferta de lugares. A empresa também não especificou quantos serão esses ônibus.
O novo trecho do corredor terá 13 linhas municipais e duas intermunicipais. Segundo o governador Alberto Goldman (PSDB), a faixa permitirá aos ônibus desenvolver uma velocidade média de 23 km por hora no trecho do Morumbi, na zona sul da capital, até Diadema, na Grande São Paulo.
- O percurso que era feito em uma hora, agora será feito em 30 minutos.
Essa parte da faixa exclusiva que tem 12 km de extensão passará por vias como avenida Presidente Kennedy, em Diadema, e avenida Vereador João de Luca, na zona sul da capital (veja o trajeto completo no infográfico abaixo). Ao longo do novo corredor, haverá 18 pontos de paradas duplas nos dois sentidos.
Nesta sexta, o governador e o prefeito de São Paulo testaram a nova faixa exclusiva, Goldman. Eles andaram por alguns metros em um ônibus no trecho do corredor que passa pela avenida Cupecê, na zona sul da capital.
Com a ampliação, a extensão total do corredor passa a ser de 45 km. Além do Morumbi, os outros limites do ABD são o terminal São Mateus, na zona leste da capital paulista, e terminal do Jabaquara, zona sul, passando pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema, da Grande São Paulo.
No Morumbi haverá um novo terminal vai estar perto da estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, da CPTM (companhia que administra os trens de superfície de São Paulo). A linha 5-Lilás do Metrô deverá passar perto da estação, mas não há prazo para essa expansão do trem subterrâneo.
A inauguração conclui parcialmente promessa feita há 24 anos pelo governo estadual. No projeto inicial, o corredor seria todo percorrido por trólebus, que não poluem. Porém, a partir de sábado, somente veículos a Diesel passarão pelo novo trecho. Para amenizar o impacto dessa alteração no projeto, o governo teria que plantar 12 parques Ibirapueras, conforme o R7 revelou.
O promotor Saad Mazloum fez uma inspeção no corredor ABD nesta semana e recomendou que a Metra (empresa contratada pela EMTU que vai operar os ônibus) use ônibus híbridos, que utilizam eletricidade e combustão a diesel. De acordo com Mazloum, esses veículos poluem 90% a menos que a versão somente de diesel. A Metra disse que em 45 dias poderia fazer a adaptação dos ônibus, segundo o promotor.
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Fonte da Materia:
http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/kassab-promete-onibus-biarticulado-para-corredor-diadema-morumbi-20100730.html
Em época de eleição vale de tudo, isso deveria acontecer e sempre, melhorias igualitarias sempre, fico feliz por essa iniciativa e to de acordo, que esse trem bala, vai ficar na memoria somente, e dificil por demais imaginar um trecho em linha reta do Rio a SP e vice - versa, amigão desculpe usar sua URL, mais so assim consegui deixar meu nome, abraços a todos do Busologia Mundial.
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