Diferentemente do que acontecia todo fim de tarde, principalmente às sextas-feiras, o trecho do Centro que compreende as ruas Nilo Peçanha e Barão de Teffé e o Bosque do Imperador estava com o trânsito fluindo com rapidez, assim como ocorreu na Rua Paulo Barbosa e no entorno do Terminal Centro. A medida é reflexo das mudanças realizadas recentemente pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) que otimizou a localização dos pontos de ônibus no Centro das linhas com corredores comuns.
Os pontos da Praça Duque de Caxias (Praça do Skate) também sofreram modificações, passando a abrigar as linhas que têm a Rua Casemiro de Abreu no itinerário. Com essa visão, menos 15 ônibus/hora deixaram de passar desnecessariamente no trecho de encontro das ruas Dr. Porciúncula, Paulo Barbosa, Souza Franco e entrada do Terminal. Além de dar mais fluidez ao trânsito no Centro, o objetivo da companhia foi aumentar a oferta de horário dos ônibus para os usuários. Quem precisa se deslocar para o Bingen, além da linha 100, agora também tem mais seis opções no Terminal Centro. "Foi boa a mudança porque agora tem mais ônibus e eu não fico esperando tanto como antes. Parece que está funcionando", disse a dona de casa, Eleuza Maria dos Santos Souza.
Para a moradora da Rua Nilo Peçanha, Janaína de Paula Vieira, a mudança dos pontos de ônibus da frente de casa está sendo um alívio. "Depois que o ponto veio para ca, a gente não tinha mais sossego em casa para dormir porque como aqui é casa, o ônibus ficavam no mesmo nível das janelas. Melhorou não só para a gente que mora aqui, mas para todo mundo porque você não vê mais tudo parado como ficava antes", afirmou Janaína.
Veja as mudanças:
- Agora quem vai para o corredor principal da Mosela, além das opções 132-Pedras Brancas via Teófilo José da Silva, 118-Pedras Brancas, 129-Moinho Preto, 134-Bataillard, 133-Alberto de Oliveira, 115-Campo do Serrano, 114-Batista da Costa que já estavam no Terminal Centro; tem também as linhas 122-Fazenda Inglesa, 139-Moinho Preto via H.S.Teresa e 129-Moinho Preto em ponto próximo.
Bingen - As linhas que ficavam na Rua Barão de Teffé (104-Vila Militar, 113-Marechal Hermes e 130-Rodoviária via J.Justen/G;.Kreischer) foram transferidas para o Terminal Centro na frente das linhas 100-Rodoviária. As linhas que ficavam na Rua Nilo Peçanha (107-Rodoviária via Manoel Torres, 108-Bairro Castrioto e 110-Rodoviária via Duarte da Silveira) também estão no Terminal Centro.
Caxambu e Floresta - As linhas 302-Floresta, 316-Francisco Scali, 135-Luzitano via Elisia Mussel e 470-Santa Izabel estão fazendo ponto na Praça Duque de Caxias (conhecida como Praça do Skate), juntamente com outras linhas - 121-Casemiro de Abreu, 112-Waldemar Ferreira da Silva via Barão de Águas Claras e 323-Ponte de Ferro via Bairro Esperança, já que o local é caminho para os bairros. Antes, elas entravam desnecessariamente no Terminal Centro e contribuíam para aumentar o fluxo em outros trechos, pois precisavam contornar o terminal para acessar a Praça Duque de Caxias e seguir para o bairro. Agora os ônibus apenas seguem o itinerário.
Barão do Rio Branco - As linhas que tem a Avenida Barão do Rio Branco como corredor comum foram agrupadas na Rua Caldas Viana, deixando de fazer o cruzamento do Terminal Centro para a Rua Floriano Peixoto. Assim, 507-João de Deus, 510-Vale dos Esquilos e 518-Atílio Marotti, que antes estavam no Terminal Centro, fazem ponto na mesma via que 502-Comunidade São Luiz, 503-Amoedo, 505-Vila Manzini, 506-Vicenzo Rivetti, 508-Max Manoel Molter, 560-Vila Manzini/Max Molter/M.Guimarães, 512-Quarteirão Brasileiro, 513-Comunidade do Alemão, 515-Jardim Salvador, 516-Roseiral, 519-Sertão do Carangola, 529-Sertão do Caranvola via Rua Débora C. Sucupira e 526-Modesto Guimarães, ofertando ônibus em intervalos menores aos usuários.
Quitandinha - As linhas da região do Quitandinha que faziam ponto na Praça Duque de Caxias (conhecida como Praça do Skate), como 423-Espírito Santo, passaram para o Terminal Centro. A mudança permitiu reduzir o trânsito na Praça Duque de Caxias e Rua Caldas Viana, já que essas linhas precisavam passar por esses dois locais desnecessariamente para retornar ao seu trajeto obrigatório. Agora, os ônibus saem do terminal e já acessam a via principal.
Valparaíso - As linhas em direção ao Valparaíso também sofreram mudanças. Todas foram todas instaladas na Rua Paulo Barbosa num mesmo ponto - a 206 era a única que ainda encontrava-se dentro do Terminal do Centro e as outras ficavam espalhadas pela Rua Paulo Barbosa. Com todas as linhas juntas, os usuários que utilizam trechos comuns do Valparaíso têm mais oferta de ônibus sem precisar se deslocar de um ponto a outro e sem o risco de perder o próximo coletivo por conta da distância.Com essa proximidade das linhas nos pontos finais do Centro já irá facilitar o usuário a acessar uma quantidade maior de ônibus para uma determinada região, que antes só era permitida nos pontos em frente ao prédio do Cefet (antigo Fórum) e ao Edifício Profissional.
Interbairros - Ainda assim, a CPTrans está ciente de que o esvaziamento desses pontos e também da Rua Paulo Barbosa e outros do Centro, como na Rua Monsenhor Bacelar, somente irá acontecer com a implantação das linhas interbairros. Essa análise já vem sendo feita com muito critério para que as linhas criadas circulem nos horários e nos itinerários necessários aos usuários.
Com o bilhete eletrônico, está sendo possível realizar um mapeamento das linhas acessadas pelo usuário do transporte coletivo."Não vamos fazer uma aposta, vamos levar o usuário para onde ele realmente quer ir. Hoje, muita gente ainda vem ao Centro desnecessariamente e é isso que vamos organizar para facilitar a vida do usuário do transporte coletivo, para desafogar o trânsito e agilizar sua viagem", declarou o presidente da CPTrans, Orlindo Pozzato.
http://www.jusbrasil.com.br/politica/5335185/mudancas-da-cptrans-passam-no-teste-da-sexta-feira
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