*Sindicato envia as primeiras rescisões
Serão encaminhadas 350 ações individuais para a Justiça do TrabalhoO Sindicato dos Mecânicos de Joinville e Região aproveitou o fim das férias da Justiça do Trabalho para começar a dar entrada nas 350 ações de rescisão indireta feitas por funcionários da Busscar Ônibus que querem sair da empresa e garantir os benefícios de uma demissão.
*A rescisão indireta
A rescisão indireta é um recurso do sindicato da categoria quando uma empresa dá motivos para uma rescisão de contrato, deixando de pagar salários, por exemplo.
*40% do valor do FGTS
O trabalhador que faz esta opção tem os mesmos direitos de quem é demitido: recebe seis meses de seguro-desemprego, multa referente a 40% do valor do FGTS, o pagamento do aviso prévio e tem liberdade para procurar uma nova vaga.
*O sindicato
– Nossa expectativa é concluir os trabalhos até o final desta semana para que os trabalhadores possam receber o fundo de garantia (FGTS) e dar entrada no seguro-desemprego o quanto antes possível. Ainda não sabemos quando devem acontecer as audiências – explica a advogada do sindicato, Luiza de Bastiani.
*A justiça
A justiça entendeu que os processos devem ser individuais, e não coletivos, como imaginava o sindicato. Por isso, o andamento pode demorar mais do que o imaginado. Após ser cadastrada pelo sindicato no site, a ação é montada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que encaminha as notificações à empresa.
Os pedidos foram protocolados em 7 de julho, após assembleia, quando os trabalhadores desistiram de pedir a falência da empresa.
*A Busscar
Também ontem, a Busscar pediu a liberação das contas de duas empresas do grupo. O desbloqueio ajudará a empresa a cumprir a decisão da Justiça: pagar dois salários atrasados e o 13º de 2009. A expectativa é de que os pagamentos ocorram no começo do mês que vem.
A fabricante de carrocerias de ônibus enfrenta uma crise de gestão financeira, agravada pela queda nas exportações desde o ano passado.
http://www.clicrbs.com.br/
terça-feira, 3 de agosto de 2010
CRISE NA BUSSCAR (epílogo de uma empresa)
terça-feira, agosto 03, 2010
No comments
Assinar:
Postar comentários (Atom)








0 comentários:
Postar um comentário