sábado, 14 de agosto de 2010

EMTU prevê investir R$ 71 milhões no futuro Corredor Itapevi-Butantã

Início das obras do trecho entre Itapevi e Jandira ainda depende de licenciamento ambiental da CETESB

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) divulgou nesta semana que o processo para implantação do Corredor Itapevi-São Paulo (Butantã), no trecho Itapevi-Jandira, está se desenvolvendo de acordo com o cronograma previsto. Após realização de encontros com as comunidades, a EMTU já recebeu das prefeituras de Itapevi e Jandira as autorizações necessárias para início das obras. Para viabilizar o Corredor, a EMTU assinou convênios de cooperação técnica e apoio recíproco com as duas prefeituras.
Agora, a empresa trabalha para a obtenção da Licença de Instalação junto à CETESB. A previsão é de que as obras tenham início ainda neste segundo semestre de 2010, em data que ainda não pôde ser definida porque depende do licenciamento ambiental a ser concedido pela CETESB e já solicitado pela EMTU. O licenciamento implica em Plano de Prospecção Arqueológica que, por sua vez, deve ser aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O vencedor da licitação desse projeto foi o Consórcio Itapevi 4, formado pelas empresas VillaNova, DPBarros, Soemeg e Consladel. O novo Corredor faz parte do programa Expansão São Paulo, do governo do Estado para a modernização e ampliação do transporte metropolitano. O Corredor, neste primeiro trecho, receberá investimentos de R$ 71 milhões.
Nessa primeira fase, serão construídos 5 quilômetros de vias, ligando as cidades de Itapevi e Jandira, um Terminal Metropolitano em Itapevi e será realizada a reforma do Terminal de Jandira. Outras melhorias urbanísticas estão inclusas no projeto, tais como calçadas, novo viário, implantação de ciclovia, viaduto, passarela e pontos de parada que deverão proporcionar uma requalificação urbana ao longo do trajeto que atenderá cerca de 16 mil passageiros ao dia.
O Corredor Itapevi - São Paulo (Butantã) se estenderá por 33 km desde o município de Itapevi, junto à estação de trem da CPTM, até a futura Estação Butantã, da Linha 4-Amarela, do Metrô. O projeto integrará linhas de ônibus municipais, metropolitanas, trem e metrô, atendendo às cidades de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e São Paulo que, juntas, somam 12,5 milhões de habitantes.
Atualmente, o trecho entre Itapevi e Jandira é percorrido por ônibus intermunicipais em 25 minutos. As melhorias viárias e a instalação de baias nos pontos de parada aumentarão a fluidez do tráfego geral, refletindo diretamente no tempo de viagem dos usuários, que diminuirá para 10 minutos. A EMTU atende atualmente o trajeto Itapevi-Jandira com 19 linhas intermunicipais operadas pelo Consórcio Anhanguera.

http://www.paginazero.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...