Não permitirão que micro-ônibus parem em qualquer lugar ou mudem itinerário
A partir de setembro os micro-ônibus - que antes trafegavam de forma ilegal e agora foram regularizados pela Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) - começam a circular pelas ruas da cidade. O Distrito de Mosqueiro será o primeiro contemplado com 18 novas linhas.
Até o final deste ano, a previsão é que 150 micro-ônibus recebam autorização da CTBel para atuarem como um serviço complementar, com o intuito de garantir o transporte público em áreas não atendidas pelo transporte regular.
O presidente do Sistema Integrado das Cooperativas de Transporte Alternativo (Sicotrans), Francinaldo Barros, disse que motoristas e cobradores que irão trabalhar nos veículos já passaram por um curso de capacitação.
Os micro-ônibus também estão sendo padronizados com catraca eletrônica e acessibilidade para portadores de deficiência física. “Nossa meta será trabalhar na legalidade com responsabilidade”, ressaltou Barros.
ILEGALIDADE
O serviço será administrado pela empresa Transuni Transportes, formada por 22 cooperativas de transporte alternativo que possuem 980 cooperados. Segundo Barros, quatro cooperativas de Belém não quiseram aderir à legalização e pretendem continuar na ilegalidade. “Nós vamos cumprir com o acordo que fizemos com a prefeitura. Quem não quiser nos seguir, vai ter que ser retirado”.
O presidente do sindicato afirmou que a oportunidade para se legalizar foi dada a todos. Já a CTBel ressaltou que não irá interferir na “briga” das cooperativas. “Algumas cooperativas se autoexcluíram. Agora, o desafio será deles de saber como essa situação vai ficar”, disse Silas.
O diretor da CTBel também garantiu que os micro-ônibus que forem legalizados terão de cumprir horários e seguirem regras. “Eles terão que perceber que não poderão mais agir como antes. Não poderão parar em qualquer parada e fazer o itinerário que quiserem. Agora a coisa ficará mais rígida e organizada”.
CONFUSÃO
Enquanto o serviço de transporte alternativo não é regularizado em Belém, o caos causado pelas vans, kombis e micro-ônibus continua. Em frente a um shopping de Belém, localizado na entrada da cidade, o transporte alternativo gera uma verdadeira “confusão” no trânsito.
Os veículos param a cada segundo à procura de passageiros. Ônibus, carros de passeio e motos têm que dividir o espaço com vans, kombis e micro-ônibus, que são maioria. “Eles não estão nem aí. Param em qualquer lugar e nem se preocupam em saber quem está atrás deles”, reclamou um motorista.
INSEGURANÇA
Mesmo sabendo que não é a opção mais segura, muita gente ainda prefere o transporte alternativo. A equipe do DIÁRIO flagrou cenas de veículos que não oferecem nenhum tipo de conforto e segurança para a população. Kombis com pneus carecas, sem os vidros e com o tanque de gasolina exposto. “É melhor andar num carro desses do que ficar uma hora na parada plantada esperando um ônibus”, disse a comerciante Mariane Freitas.
(Diário do Pará)
http://www.diariodopara.com.br/
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Exemplo que vem do Pará;Micro-ônibus regularizados circularão em setembro
quarta-feira, agosto 04, 2010
No comments
Assinar:
Postar comentários (Atom)








0 comentários:
Postar um comentário