terça-feira, 31 de agosto de 2010

João Pessoa(Aetc-JP) Novos ônibus para melhor acessibilidade

Veículos que estão nas ruas desde ontem possuem cadeiras mais largas e sinal de parada com escrita em braile
Rafael Oliveira // rafaeloliveira.pb@dabr.com.br

Trinta segundos. Esse é o tempo médio que o usuário de cadeira de rodas gasta para se acomodar em um dos 13 novos ônibus adaptados entregues à população na manhã de ontem. A nova frota vem se juntar aos outros 108 já existentes, totalizando 121 ônibus adaptados para pessoas com deficiência de locomoção. Dados da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa(Aetc-JP) mostram que, com a nova frota, mais de 36 mil viagens/mês serão feitas com atendimento aos cadeirantes.
Reginaldo Faustino diz que adaptação
vai melhorar sua vida.
Foto:Alessandro Assunção/ON/D.A Press
 A estrutura dos novos ônibus, chamados de "Ônibus Eficientes", não são um benefício apenas para quem utiliza a cadeira de rodas. Além dos elevadores permitirem o fácil acesso aos cadeirantes, as portas de acesso são mais largas (medem 1,10 centímetros, enquanto que os ônibus convencionais têm apenas 90cm), além de contarem com cadeiras mais largas - destinadas a mulheres grávidas e pessoas obesas - corrimões especiais para deficientes visuais, sinal de parada com escrita emBraile e um dispositivo que só possibilita a partida após as portas estarem completamente fechadas.
Mauro Tourinho, diretor executivo da AETC-JP, afirma que a nova frota desses ônibus, denominados de "Ônibus Eficientes", correspondem a 28% da frota em operação na capital. "Temos uma porcentagem muito maior do que a estabelecida por lei, que é de apenas 3%. Atendemos a demanda com sobras, pois das 36 mil viagens realizadas por mês, o elevador é acionado apenas 120 vezes", afirma o diretor. Um número que, segundo o diretor, poderia ser maior. "Só adaptar o transporte coletivo para os deficientes não é suficiente para dar garantia dos direitos deles. É preciso que os responsáveis pelos espaços públicos e de lazer precisam se preocupar em fornecer estruturas de acessibilidade. Senão, como o cadeirante vai utilizar os ônibus, se ele nem consegue chegar em algumas paradas de ônibus?", indaga Mauro Tourinho.
A chegada de novos ônibus facilitará a vida do estudante Reginaldo Faustino da Silva. "A gente sempre ouviaumas gracinhas dos passageiros, dizendo que os elevadores atrasam a viagem deles. Mas o problema era que nem os cobradores sabiam acionar o sistema. Agora, com esse mecanismo mais rápido, espero que as pessoas nos respeitem mais", diz Reginaldo.
Reformas
A superintentente da Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans), Laura Farias, disse que cerca de 100 abrigos por onde os Ônibus Eficientes passam sofrerão adaptações para melhor atender aos cadeirantes.

http://www.jornalonorte.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...