Dia 21 serão apresentados os novos ônibus para o transporte urbano de passageiros. A solenidade será as 8 horas da manhã, na Avenida Raul Lopes, próximo a Ponte João Isidoro França e faz parte das comemorações do aniversario de Teresina.
Na ocasião serão entregues vinte ônibus. Até dezembro serão 40 novos ônibus circulando pela cidade. Todos com a plataforma elevatória para pessoas com dificuldade de locomoção. Com a renovação da frota concluiremos 2010 com 20% dos ônibus com acessibilidade.
O Setut faz a divulgação da aquisição dos novos ônibus através de uma campanha publicitária que contempla TVs e Jornais. O texto anuncia que em breve será iniciado o processo de implantação do Vale Transporte Eletrônico e informa ainda sobre a padronização dos colet ivos, determinada pela Strans.
A padronização dos ônibus
Com a criação do SITT - Sistema de Transporte de Teresina - faz-se necessária a padronização dos veículos do transporte urbano coletivo de passageiros.
Ter a mesma cor em todos os ônibus é uma medida prevista no Plano Diretor de Transportes como uma das etapas para a integração do sistema e já é realidade na maioria das capitais brasileiras.
Em Teresina a padronização foi estabelecida pela Lei Municipal nº 3946 de 16/12/2009 que especifica o lay out determinando além da mesma tonalidade de verde, a logomarca da empresa, o número de identificação do veículo e a destinação da linhas em locais visíveis.
Para facilitar a identificação pelos usuários ate então acostumados a reconhecer as linhas de ônibus pela empresa, eles devem memorizar o número da linha que acompanha o nome do bairro de destino no letreiro luminoso. Essa numeração própria também deve ser exposta em placas de acrílic o com dimensões 20 x 35 cm, dispostas no parabrisa esquerdo. A numeração ajuda a identificação da linha inclusive para analfabetos, já que é mais fácil memorizar a seqüência numérica. As placas terão cores diferenciadas para cada zona, de acordo com a seguinte especificação:
linhas da zona norte - cor verde bandeira
linhas da zona sul - cor amarela
linhas da zona leste - cor vermelha
linhas da zona sudeste - cor azul
linhas circulares - cor laranja
linhas diametrais - cor cinza
A decisão municipal reforça a lei federal que determina um padrão para os coletivos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e delega ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) a criação de regulamentos. De acordo com as normas, os letreiros de ônibus urbanos e rodoviários em todo o Brasil devem ter letras brancas ou amarelas e tamanho mínimo de 15 centímetros, para que possam ser identificados a uma distância de 50 metr os.
Toda a frota de Teresina já está ganhando a nova padronagem . Além da cor verde, a logomarca do SITT - Sistema de Transportes de Teresina - que faz uma alusão a Ponte João Isidoro França , e do número da linha, os ônibus trazem em destaque um número com 5 dígitos que reforça a identificação do veículo. Os dois primeiros correspondem ao registro da empresa junto a STRANS. Os três últimos são uma referencia ao veiculo para o controle interno na empresa.
Setut
0 comentários:
Postar um comentário