Motorista não poderão mais desempenhar função de cobrador...
Os motoristas de ônibus opcionais de Teresina não poderão mais desempenhar simultaneamente a função de cobrador. A decisão é da juíza Regina Coelli Batista, da 1ª Vara do Trabalho de Teresina, em resposta a uma ação pública impetrada pelo Ministério Público do Trabalho após denúncias do Sindicato dos Rodoviários do Piauí. A sentença determina um prazo de 120 dias para que as empresas de transporte coletivo se adéquem e deixem de exigir que os motoristas exerçam as duas funções. As empresas que desobedeceram à decisão serão obrigadas a pagar uma multa diária de R$ 10 mil, dinheiro este que será revertido para o Fundo de Amparo do Trabalhador.
A decisão também enquadra a Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans) impedindo que ela autorize alguma ação contrária ao previsto no processo.
Segundo o presidente do Sindicado dos Rodoviários, Francisco das Chagas, esse é o resultado de uma denúncia que o sindicato fez ainda em 2007. Ele explica que várias vezes o sindicato denunciou que o motorista não poderia acumular a função, pois representava exploração dos trabalhadores e oferecia riscos aos passageiros.
“O sindicato tentou diversas vezes negociar com os empresários para que eles colocassem cobradores nos ônibus opcionais, mas eles se mostraram irredutíveis. Agora a justiça é quem diz que as empresas não podem mais explorar este serviço desta forma. Temos conhecimento até de acidentes que aconteceram quando um motorista tentava passar um troco”, declarou o presidente.
Chagas espera que as empresas cumpram a decisão, mesmo havendo a possibilidade de recurso no Tribunal Regional do Trabalho.
Fonte:
http://www.portalaz.com.br/
quinta-feira, 12 de agosto de 2010
Teresina/PI:Justiça determina mudança nos ônibus opcionais
quinta-feira, agosto 12, 2010
No comments
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário