O esquema de funcionamento dos ônibus na Irlanda é um pouco diferente da brasileira, a começar pelo fato de que existe uma única empresa que cobre todo o território. Além disso, esta mesma companhia é responsável pelos ônibus municipais, exceto de Dublin, em quem a Dublin Bus faz o trabalho.
Outra diferença é a falta de concorrência. Além do Bus Eireánn há apenas uma empresa que faz o serviço público de transporte municipal rodoviário, a City Link (www.citylink.ie), que mesmo assim, cobre apenas alguns itinerários mais concorridos como Dublin – Galway, Galway – Cork, Cork – Limerick, etc.
Apesar de todas estas diferenças, a mais importante é em relação ao horário. Quando se compra uma passagem da Bus Eireánn você pode utilizá-la em qualquer ônibus do dia para o qual ela foi comprada. Em uma cidade como São Paulo isso é impensável, mas em ou qualquer lugar na Irlanda, eu nunca deixei de pegar um ônibus porque ele estava lotado, o que aconteceu foi o contrátio, algumas vezes foi ele não passou por falta de demanda (e eu fiquei beeem bravo).
Os ônibus para viagens curtas de aproximadamente 1 hora costumam ser de dois andares e você leva a bagagem consigo. Já os ônibus de viagens mais longas possuem bagageiros. Todos são novos, porém não muito confortáveis.Não há uma diferenciação de produtos, todos os ônibus são iguais e oferecem um serviço “convencional” caso pudéssemos comparar com o Brasil.
Materia: Homero Carmona
Sites Relacionados:
http://www.e-dublin.com.br/
http://www.buseireann.ie/








0 comentários:
Postar um comentário