|
Linhas contam com veículos especiais que têm rampas automáticas
POR DIOGO DIAS
Rio - Dois novos ônibus do Metrô Rio, que começam a circular pelas ruas da cidade nesta segunda-feira, vão facilitar o acesso de deficientes físicos aos meios de transporte. Com piso mais próximo ao solo, os veículos têm rampas dobráveis e dispensam o uso de elevadores hidráulicos — mecanismo utilizado para o embarque e desembarque de cadeirantes. Já deficientes visuais terão indicações para encontrar assentos preferenciais.
Os novos ônibus vão circular nas linhas do Metrô na Superfície. Um veículo fará o trajeto Botafogo-Gávea,
e o outro, General Osório-Gávea. A rampa de acesso é acionada manualmente pelo motorista. Ela pode ser montada em segundos e se adapta a qualquer meio-fio.
Na opinião de Rosa Cassar, gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Metrô Rio, a nova ferramenta é mais prática do que o elevador hidráulico. “A rampa se ajusta a qualquer tipo de calçada. Já o elevador hidráulico é mais demorado, trabalhoso, e pode enguiçar. As vezes, um sistema simples é mais eficaz do que os outros”, comenta.
Outra ferramenta de acessibilidade é o balaústre tátil, que orienta deficientes visuais. Eles poderão se guiar pela textura do banco e do apoio metálico para encontrar assentos preferenciais. Todos os 32 ônibus da linha Metrô na Superfície devem estar equipados com o sistema até o fim do ano.
Sem data para integração
Município e estado ainda estudam a data em que metrô, trens e barcas serão integradas ao Bilhete Único Municipal, que será implantado em ônibus no dia 30 de outubro. Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes afirma que a negociação com as concessionárias está avançada, mas ainda não existe previsão para o início das operações.
Outro ponto a ser definido é a tarifa de integração do ônibus com outros meios de transporte. As secretarias municipal e estadual de Transportes vão se reunir com as concessionárias para definir o valor.
Com o Bilhete Único Municipal será possível fazer, em um período de duas horas, duas viagens de ônibus pagando apenas R$ 2,40.
0 comentários:
Postar um comentário