Veolia adquire novos veículos para Bilbao...
Autocarros de dois pisos
A empresa concessionária do transporte público de Bilbao, Veolia Transporte, reforçou a sua frota com dois novos autocarros urbanos de dois pisos, modelo “Bravo I R da Ayats”, que começará a circular dentro de poucos dias nas ruas da cidade. Com esta aquisição, que se traduziu num investimento de aproximadamente 700.000 euros, Bilbao torna-se na primeira cidade espanhola com veículos de dois pisos integrados na sua frota de autocarros urbanos de linha regular. A Veolia Transporte gere em Bilbao uma frota de 153 autocarros. Para além destes dois veículos de dois pisos, está prevista a entrada em serviço de 8 novos autocarros durante o ano de 2011 no serviço de transporte urbano da cidade. A Veolia Transporte Espanha é a filial espanhola da Veolia Transport, a divisão do grupo francês Veolia Environnement dedicada à operação de serviços de transporte público rodoviário e ferroviário de passageiros. Actualmente, a Veolia Transporte Espanha tem a seu cargo a operação e gestão do Transporte Urbano de Bilbao (Bilbobus) e do Metro Ligeiro de Barcelona (Trambaix e Trambesòs).
Recorde-se que em Dezembro último, a autoridade francesa da concorrência aprovou a fusão entre a Veolia e a Transdev, que dará origem a um dos maiores grupos de transportes do Mundo, passando a designar-se por Veolia-Transdev. Com esta joint-venture, a Veolia passará igualmente a estar presente em Portugal, através da Transdev, que após a aquisição da Joalto é, actualmente, o segundo maior grupo nacional de transportes.
por: Pedro Pereira
Transdev adquire cem autocarros urbanos à Scania
Para operação na Alemanha
A Transdev Deutschland, subsidiária germânica da multinacional francesa de transporte público de passageiros, adjudicou cem autocarros urbanos à Scania. As entregas terão início a curto prazo e deverão estar concluídas no final de 2011. Os veículos irão ser operados no tráfego urbano e urbano da área de Colónia. A entrega dos Scania OmniLink irá incluir contratos de manutenção e reparação.
Os autocarros cumprem as normas de emissões Euro 5 e EEV e estão equipados com um painel de instrumentos ajustável que satisfaz os requisitos da Associação Alemã de Companhias de Transporte (VDV).
O contrato com a subsidiária alemã da Transdev constitui um marco para a Scania no mercado germânico de autocarros urbanos e tornou-se possível graças à extensa rede de assistência da marca sueca.
por: Carlos Moura
RBI renovou rede de urbanos da Guarda
Investimento de 600 mil euros
A autarquia da Guarda e a Rodoviária da Beira Interior (RBI) procederam a uma reorganização da rede de transportes da cidade mais alta de Portugal, que abrange uma imagem renovada, novos percursos e veículos mais modernos e ecológicos. Permitir uma mobilidade mais fluida e eficaz, acompanhando em simultâneo o crescimento e urbanístico da cidade, criando novos pólos de atractividade económica são alguns dos pressupostos que estiveram na origem da renovação dos transportes urbanos da Guarda.
A informação ao passageiro mereceu uma preocupação especial por parte dos responsáveis da RBI, uma vez que a nova rede conta com um sítio dedicado na Internet, com novos horários, mapas de rede e informação nas paragens. Para maior comodidade dos passageiros, a frota recebeu autocarros de tipologia urbana, adaptados a pessoas de mobilidade reduzida.
O investimento nos Transportes Urbanos da Guarda atingiu cerca de 600 mil euros, e vai permitir servir melhor a população, uma vez que a reestruturação da oferta e a extensão da rede a novos bairros, vêm aumentar a oferta em cerca de 14 por cento.
Segundo refere António Chrystello D´Oliveira, administrador da Rodoviária da Beira Interior, empresa do grupo Transdev, “este projecto representou um enorme desafio, quer no âmbito da análise de terreno, quer no que concerne ao estudo das necessidades da população. Apostámos numa rede de transportes de proximidade e numa frota mais moderna, com notáveis preocupações ambientais e de sustentabilidade. Acreditamos que com a introdução destas melhorias, a população passará a utilizar mais os transportes públicos.”
por: Carlos Moura
Autocarros Volvo reforçam transporte escolar de Lousada
Seis unidades
Autocarros Volvo reforçam transporte escolar de Lousada
O município de Lousada dispõe de seis novos autocarros Volvo B9R que se destinam a servir a população escolar, até agora deficitária. O presidente da autarquia, Jorge Magalhães, referiu que a opção pela Volvo se deveu à versatilidade do chassis, à segurança – determinante neste tipo de transporte – e o reduzido consumo de combustível.
Os autocarros possuem motor de nove litros de 380 cv, caixa mecânica de 12 velocidades, com comando automático ou sequencial, avisador de utilização incorrecta da embraiagem e programa electrónico de estabilidade (ESP).
Sobre o chassis Volvo B9R assenta uma carroçaria, construída pela empresa nacional Irmãos Mota, que tem um comprimento de 13 metros, uma altura de 3,45 metros e oferece uma lotação para 59 passageiros.
por: Carlos Moura
Keolis adjudica autocarros movidos a biocombustíveis
Para operação na Suécia
A Keolis Sverige encomendou 158 autocarros à Scania que utilizam biocombustíveis como fonte de alimentação dos motores. A adjudicação inclui veículos de tipologia urbana, suburbana e interurbana. A maioria dos autocarros, urbanos e suburbanos, irão ser utilizados na área metropolitana de Estocolmo, onde a Keolis opera para a SL – Storstockholms Lokaltrafik. Os veículos irão ser entregues entre Abril e Julho, devendo começar a operar entre Junho e Agosto.
A Scania já tinha entregue anteriormente à Keolis veículos com propulsão a etanol e biogás. Os novos autocarros estarão equipados com motores de combustíveis renováveis, como o etanol ou o éster metílico de colza (RME). Em comparação com a utilização de um motor diesel convencional, a Keolis reduz as emissões de dióxido de carbono em 70 por cento com a utilização de etanol, para RME o valor correspondente é de 64 por cento.
A Keolis Sverige pretende utilizar transportes sustentáveis e configurados localmente para duplicar a utilização de transportes públicos nas cidades suecas. Na segunda metade de 2011, a frota de veículos da Keolis na Suécia será constituída por aproximadamente 2.000 autocarros, dos quais mais de 60 por cento funcionarão com biocombustíveis.
por: Carlos Moura
Autocarro eléctrico da CaetanoBus vai iniciar testes
Em Abril
O autocarro eléctrico que está a ser desenvolvido pela CaetanoBus vai começar o serviço experimental de transporte de passageiros em Abril, em Vila Nova de Gaia. O primeiro veículo estará concluído no final de Fevereiro, iniciando depois a fase de testes. A produção em série terá início no segundo semestre deste ano, prevendo-se que cada unidade possa custar cerca de 500 mil euros.
A CaetanoBus irá celebrar um protocolo com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia para a autarquia receber, na primeira semana de Abril, o veículo por um período de três meses. O autocarro eléctrico será monitorizado por técnicos de uma empresa participada do Grupo Salvador Caetano e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Ainda em Abril estará concluído um segundo autocarro eléctrico que seguirá para a cidade alemã de Offenbach, onde será colocado ao serviço regular, ao abrigo do programa de testes deste modelo que representa a entrada da CaetanoBus numa área totalmente nova, uma vez que além da carroçaria também produz um chassis próprio.
por: Carlos Moura
*Materias transcritas do Site Transportes Em Revista
Um luxo só essas novidades Europeias, parabéns aos amigos lusitanos do Transportes Em Revistas e ao Busologia Mundial que nos oferece in loco essas materias.
ResponderExcluir