terça-feira, 5 de abril de 2011

Astronauta cria ônibus elétrico que atinge 250km/h

Um ônibus elétrico criado pelo astronauta Wubbo Ockels fez voltas de testes no aeroporto de Valkenburg de Katwijk, na Holanda.
O veículo, que pode carregar até 23 pessoas, atinge velocidade máxima de 250 km/h.
Cinco anos atrás, este ônibus foi apresentado por Ockels como alternativa para o trem magnético flutuante – um projeto ainda mais futurista – que seria instalado entre a região central da Holanda, a chamada Randstad, e Groningen, no norte do país.
Custos astronômicos
O projeto do trem magnético foi engavetado pelo governo holandês em 2007 devido ao custo astronômico – pelo menos 6,5 bilhões de euros. Já o Superbus, segundo Ockels, custará uma fração disso, mas para realmente atingir altas velocidades – até 250 Km/hora – precisará de uma pista de cimento.
O protótipo tem quase as mesmas proporções de um ônibus comum, mas é bem mais baixo e racionalizado, com capacidade para 23 passageiros. Graças ao uso de materiais leves, também usa bem menos energia.
Passageiros
Por enquanto, o Superbus só pode ser visto em exposições e demonstrações. Ainda este ano, ele passará por novas pesquisas técnicas. Também será analisado, em parceria com a empresa de ônibus Conexxion, se o veículo realmente será adequado para o transporte de passageiros.
O Ministério dos Transportes holandês contribuiu com 9 milhões de euros para o desenvolvimento do projeto, a TU Delft com 1,5 milhão e a Connexxion com 1 milhão. Outras 50 empresas e instituições participaram com contribuições menores.
Veja o video do do ônibus elètrico:

Fonte: http://www.notube.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...