Mercedes-Benz apresenta tecnologia BlueTec 5, para atender norma que entrará em vigor em 2012
Marcelo de Paula / São Bernardo
Agência BOM DIA
O Brasil começa a se igualar à Europa na questão que envolve emissão de poluentes por ônibus e caminhões. Nesta quarta-feira, a Mercedes-Benz, com sede em São Bernardo, apresentou seus novos veículos com motorização baseada na tecnologia Blue Tec 5, capaz de reduzir a emissão de material particulado em 80% , a de óxidos de nitrogênio em até 60% e a de outras substâncias em até 29%.
O novo motor atende ao Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) P-7, que equivale ao Euro 5, vigente na Europa, e que entrará em vigor no Brasil em janeiro de 2012. Atualmente, as empresas atendem ao Proconve P-5, que equivale ao Euro 3.
O gerente de Desenvolvimento de Motores da montadora, Gilberto Leal, entende que não se trata apenas de uma mudança de tecnologia, mas de cultura em todo o país. “Envolve toda a sociedade, pois além de poluir menos, o novo motor tem desempenho melhor, o que impacta nos custos, na saúde das pessoas e no meio ambiente.”
O sistema, porém, depende de melhoria no diesel vendido nos postos para ser eficaz. Hoje, nos grandes centros, o combustível contém 500 ppm (partículas por milhão) de enxofre. O ideal é que tenha apenas dez.
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