terça-feira, 27 de março de 2012

Ônibus perde clientes para transporte aéreo em Ji-Paraná

Em 2011 o número de embarques foi de 60.331 passageiros contra 49.999 referentes aos 12 meses de 2010
(Josias Brito) Foi-se o tempo que esperar o embarque em um aeroporto era sinônimo de glamour. Nos últimos anos, o número de passageiros que utilizam o avião aumentou gradativamente. De 2009 a 2011 a quantidade de passagens vendidas cresceu mais de 22,69% nos voos em Ji-Paraná. Aumento que reflete a boa fase econômica do país e o interesse das empresas aéreas em conquistar mais clientes. Tempo, comodidade e bons preços permitem aos passageiros da classe “C” e “D” deixarem de lado a estrada e optar por uma viagem acima das nuvens. Consequentemente, as linhas de ônibus estão perdendo clientes com a concorrência avassaladora dos aviões.
Trabalhando no ramo de transporte interestadual, a Eucatur (Empresa União Cascavel de Transporte e Turismo) nos últimos anos, tem tido uma redução da venda de passagens de ônibus em Ji-Paraná. Conforme diretores da empresa no município, o número de venda de passagens via terrestre vem ocorrendo devido às facilidades na aquisição do carro próprio, um dos fatores, e também das promoções e compras facilitadas de passagens aéreas no Aeroporto José Coleto. Mesmo assim, a empresa se diz muito satisfeita com seu trabalho, pois o desempenha com amor, carinho e dedicação. 
Além da Eucatur, outras empresas que também fazem transporte de passageiros na região, sentiram o efeito da grande oferta de passagens áreas no município. De acordo com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), nos últimos três anos a procura pelos serviços de empresas de ônibus que fazem transporte de longa distância (acima de 75 quilômetros) diminuiu pouco mais de 9%. Esta queda está relacionada à popularização da aviação civil no Brasil. Mas existem pessoas que ainda preferem o ônibus por ter uma praticidade maior do que o avião. “Na rodoviária não preciso fazer “check in”, enfatiza o lojista João de Carvalho. “Os processos do aeroporto demandam muito tempo o que pode demorar mais do que uma viagem de ônibus”, conclui. 
Com quatro vôos diários, operados pelas empresas Trip e Passaredo, que interligam a região central do Estado aos grandes centros do País, o número de embarques no aeroporto José Coleto, em Ji Paraná, cresceu em relação ao último ano. Foram 60.331 passageiros contra 49.999 referentes aos 12 meses de 2010. Localizado na região central do estado de Rondônia, o aeroporto de Ji-Paraná atende a aproximadamente 40 dos 52 municípios rondonienses.
INVESTIMENTOS - O aeroporto é mantido e administrado pela Fundação Ji-Cred que já investiu mais de R$1,3 milhões de reais desde que assumiu a responsabilidade pela retomada dos vôos comerciais em Ji-Paraná. O aumento na procura por passagens aéreas segue a tendência do crescimento econômico do município de Ji-Paraná. Empresários ligados a todos os ramos de atividades afirmam que o aeroporto é estratégico para a manutenção dos índices econômicos do município e região.
Há quase seis anos a Trip Linhas Aéreas começou a inovar nos preços das passagens que antigamente eram inacessíveis para um público da classe “C”. Novas estratégias foram traçadas para alcançar clientes diferenciados. A partir de então, outros passageiros sentiram-se atraídos com as novidades resultando num crescimento mais acelerado da aviação civil.
Os números que certificam o crescimento do movimento no aeroporto de Ji-Paraná, José Coleto foram anunciados pelo diretor administrativo, Antônio Carlos Crevelaro. Segundo o administrador, nem mesmo o cancelamento de um dos voos e a volta dele prevista para ao próximo domingo (1), conseguiu diminuir a grande demanda de procurar por passageiros da região central de Rondônia pelo aeroporto jiparanaense. “O nosso aeroporto é ponto estratégico para mais de 400 mil pessoas da nossa região, especialmente comerciantes e empresários que necessitam de realizar seus negócios fora do Estado”, declarou.
Fonte da Matéria: http://www.correiopopular.net/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...