Além das áreas de estacionamento reformadas e de um novo edifício-garagem, que ampliará a capacidade para 10 mil vagas, o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, terá um bolsão rodoviário para 22 ônibus. "Hoje, o trânsito do aeroporto é prejudicado porque todos os ônibus param na porta do terminal", afirma o presidente da concessionária, Antônio Miguel Marques.
"Os Terminais 1 e 2 vão ganhar um retrofit", disse Marques, para designar uma modernização em uma construção já pronta. Entre as principais mudanças está o ganho de área para o processamento de bagagens. A ideia é diminuir pela metade o tempo que o passageiro espera pela mala. "O espaço é tão pequeno que tem até engarrafamento daqueles carrinhos que levam a mala do avião para a esteira", ressalta.
Além de uma estação de trem da CPTM na frente do Terminal 4 - já prometida pelo governo do Estado -, a concessionária conversa com o governo sobre uma segunda estação, mais perto do Terminal 3. Não deve ser para a Copa.
Terceira pista
Depois de ter sido cogitada e descartada diversas vezes pela Infraero, a construção de uma terceira pista em Cumbica voltou a fazer parte dos planos para o aeroporto. "São 20 anos de concessão. É um projeto para o futuro, que vai depender de análise de demanda", diz Marques. A pista seria construída do lado oposto do aeroporto, depois da Rodovia Hélio Smidt, e exigiria uma série de desapropriações - foi o custo social que freou o governo de realizar a obra em 2008.
Outras remoções, porém, estão em curso - a Justiça Federal está realizando audiências e acordos com as famílias do Jardim Novo Portugal, bairro contíguo às pistas do aeroporto que terá de ser desapropriado "até o fim do ano, por uma questão de segurança para os moradores", segundo Marques. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
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