Setra ComfortClass e Mercedes Citaro
Autocarros Euro 6 das gamas Mercedes-Benz Citaro e Setra ComfortClass 500 obtiveram uma redução no consumo de combustível de 8,5 e 8,2 por cento, respetivamente, durante uma prova organizada pela Daimler, entre os dias 22 e 26 de outubro. Durante cinco dias, cinco autocarros – três Mercedes-Benz Citaro Euro 6 e dois Setra ComfortClass 500 – percorreram um total de 18 mil quilómetros. Os autocarros urbanos Mercedes-Benz foram utilizados, em condições reais na carreira 17 mas sem passageiros, na cidade alemã de Wiesbaden, enquanto os veículos de turismo de piso elevado da Setra efetuaram viagens de longa distância entre as cidades de Leipzig e Hamburgo, assim como outras mais curtas num circuito constituído pelas cidades de Leipzig/Sangerhausen, Schweinfurt, Hof e Bautzen.
Os três Mercedes-Benz Citaro Euro 6 fizeram o teste com 50 por cento da capacidade de carga, isto é, com um lastro de 3,2 toneladas e percorreram cerca de 1.400 quilómetros. Os dois Setra ComfortClass 500 efetuaram cerca de nove mil quilómetros, cada, em viagens de longo curso.
Os resultados obtidos com o novo Setra ComfortClass 500 foram semelhantes. No teste foi utilizada uma unidade S 515 HD Euro 6 equipada com o novo motor OM 470 de 428 cv e uma unidade da geração anterior ComfortClass 400 – S 415 GT-HD – que contava com um propulsor OM 457 LA Euro 5 de 428 cv. Em ambos os casos, as transmissões, as pontes traseiras e os pneus também eram idênticos. Ambos os autocarros de dois eixos estavam carregados até ao peso máximo autorizado de 18 toneladas.
Em termos económicos, o novo Setra ComfortClass permite poupar em combustível cerca de 2.850 euros por ano por cada cem quilómetros, valor que sobe para mais de cinco mil euros se percorrer 180 mil quilómetros.
Os veículos foram conduzidos por condutores de ensaios e formadores da Omniplus Ecotraining. Em cada turno, uma equipa de dois motoristas conduzia cada um dos cinco autocarros. As equipas mudavam de autocarros todos os dias. Os veículos foram operados em dois turnos.
por: Carlos Moura
Fonte: http://www.transportesemrevista.com/
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