A transmissão D 884.5 é a solução para operações mais robustas, mantendo os padrões de confiabilidade e custos já consagrados na família Diwa.5
A Voith, por meio da divisão Voith Turbo – líder mundial em soluções para transmissão de potência –, é a empresa responsável pelo fornecimento das transmissões automáticas que equipam os novos ônibus superarticulados Mercedes-Benz que começam a operar no transporte público coletivo da cidade de São Paulo em março.
As transmissões Diwa.5 combinam um sistema hidromecânico continuamente variável, ideal para o ciclo urbano de trabalho, com um eficiente sistema mecânico de trocas de marchas. Isso possibilita acelerações muito mais suaves durante a fase de arranque do ônibus.
Graças a um sistema eletro-hidráulico comandado eletronicamente, a Diwa.5 realiza a troca de marchas de forma quase imperceptível, e as trocas são até 50% menores se comparadas com as transmissões automáticas convencionais.
“O desgaste geral de componentes acaba sendo bem menor, o que reduz os custos de manutenção e aumenta a disponibilidade do veículo“, enfatiza Rogério Pires, gerente da divisão automotiva da Voith Turbo, ao acrescentar que o produto dispõe de sistema automático de ajuste operacional e diagnose de falhas.
A Diwa.5 conta ainda com um retarder secundário integrado capaz de realizar a frenagem em todas as condições de operação, principalmente em velocidades mais elevadas. Além disso, seu amortecedor de vibração torcional, na entrada da transmissão, reduz as vibrações do motor, aumentando o conforto e a durabilidade do trem de força.
Para completar, a Diwa.5 oferece o sistema Sensotop, pelo qual a programação da transmissão é ajustada de forma automática, ou seja, as condições de carga e topografia são permanentemente monitoradas e a transmissão se adapta às diferentes situações operacionais, gerando excepcional economia de combustível.
Aliado a isso, o sistema exclusivo de óleo tipo “full flow” e trocador de calor integrado permitem que toda a energia absorvida pela transmissão, principalmente na frenagem, seja repassada de forma eficiente e rápida ao circuito de arrefecimento do veículo.
“Nossa solução tem um conceito misto, que pode equivaler a uma transmissão de cinco ou seis marchas. Combina um sistema continuamente variável, que otimiza o arranque do motor, a um sistema automático convencional, com marchas adicionais, incluindo overdrive, que melhora a operação em velocidades mais elevadas. É o equipamento ideal para o trânsito urbano, com ou sem vias segregadas“, conclui Pires.
Novo ônibus superarticulado: mais capacidade e flexibilidade
Com 23 metros de comprimento e chassi fabricado pela Mercedes-Benz, o novo ônibus superarticulado tem capacidade para transportar mais de 190 passageiros. Seu principal diferencial é a maior oferta de assentos, 50% superior em relação a um articulado comum (dependendo do layout interno), mantendo a mesma flexibilidade operacional.
Já foram comercializadas mais de 50 unidades deste modelo de veículo, que irão operar nos grandes eixos de transporte da cidade de São Paulo.
Voith Turbo e a mobilidade urbana
A Voith tem participação ativa em todos os grandes projetos de mobilidade urbana. São mais de 1.500 transmissões automáticas em operação no sistema de transporte coletivo de São Paulo, totalizando mais de 7.000 unidades em sistemas convencionais e BRT (Bus Rapid Transit – Trânsito Rápido de Ônibus) na América do Sul. Além disso, a empresa conta com equipamentos operando nos diversos sistemas metro-ferroviários latino-americanos.
Sobre a Voith Turbo
A Voith Turbo, especialista em transmissão hidrodinâmica, sistemas de acoplamento e de frenagem para aplicações industriais, de transporte rodoviário e ferroviário, bem como sistemas de propulsão naval, é uma divisão do Grupo Voith GmbH.
A Voith estabelece padrões nos mercados de energia, petróleo & gás, papel, matérias-primas e transporte & automotivo. Fundada em 1867, a Voith emprega quase 40.000 pessoas, gera 5,6 bilhões de euros em vendas, opera em cerca de 50 países em todo o mundo e é hoje uma das maiores companhias familiares da Europa.
Foto: Mário Curcio
Fonte: http://www.segs.com.br/
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