terça-feira, 16 de abril de 2013

Valinhos passa a ser a cidade da RMC com maior índice de ônibus adaptados a deficientes

A entrega dos novos ônibus foi realizada em frente da Prefeitura, com a presença do prefeito e do empresário Belarmino da Ascenção Marta Junior, diretor da Rápido Luxo
A Prefeitura de Valinhos recebeu na última exta-feira, dia 12, 16 novos ônibus adaptados às pessoas com deficiência que servirão ao transporte coletivo municipal. Os novos ônibus se somam a outros quatro também nas mesmas condições entregues em fevereiro pela permissionária do serviço na cidade, a empresa Rápido Luxo Campinas.
Com a nova remessa de veículos, Valinhos, que atualmente conta com 35 unidades, passa a ser na RMC (Região Metropolitana de Campinas) a cidade que possui maior índice de ônibus adaptados, 60%. A modernização da frota ocorre após o prefeito Clayton Machado ter negado pedido de aumento das tarifas solicitado pela empresa e exigido maior qualidade.
A entrega dos novos ônibus foi realizada em frente da Prefeitura, com a presença do prefeito e do empresário Belarmino da Ascenção Marta Junior, diretor da Rápido Luxo. Também estiveram presentes vereadores, entre eles o presidente da Câmara, Lorival (PT); além de Popó, Kiko Beloni e Edson Batista (todos PSDB); Dinho (PC do B); Toloi (PDT); e secretários municipais.
“Esta é uma grande conquista para a população de Valinhos que há muitos anos reivindica ônibus com mais qualidade e acessíveis para os deficientes. Agora, o nosso município é na RMC o que mais tem veículos adaptados. São veículos modernos, dentro das normas de acessibilidade”, comemorou o prefeito.
“Assim que o prefeito Clayton assumiu a Prefeitura, nos pediu melhorias no sistema de transporte e na frota de ônibus, para substituir os que estão em idade mais avançada, fabricados entre os anos de 2001 e 2003”, destacou o diretor da permissionária, Belarmino. 
Avanço - Para a presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a chegada destes 16 ônibus já é um grande avanço. “Há muito tempo estamos lutando por esta melhoria, um direito dos cidadãos com deficiências, especialmente os cadeirantes que não tinham a menor condições de usar o transporte coletivo”, comemorou Lisandra Souza.
O vereador Popó, que também é cadeirante, avaliou o novo transporte adaptado e, juntamente com as autoridades presentes, fez um tour na região central. “Esta é um grande conquista para todos. Fico muito feliz de estar presenciando este momento e tenho a certeza que esta ação vai incentivar as pessoas a usarem o transporte público com ônibus novos, modernos e principalmente acessíveis”, considerou.
Segundo o secretário José Almeida Sobrinho, estes 16 novos ônibus serão colocados em circulação a partir desta semana. “Eles substituirão imediatamente as unidades que estão em situação precária de conservação e serão eliminados do serviço conforme determinação do prefeito Clayton, baseado em levantamento de nossa Secretaria que indicou a necessidade urgente da renovação da frota”, explicou o secretário.
“Uma renovação da frota nestes moldes e proporções é algo inédito em nosso município e faz parte da primeira etapa do Programa Municipal de Mobilidade com a finalidade de melhorar a qualidade do sistema público de transporte coletivo”, completou o secretário. 
Opinião da empresa - “São veículos modernos, equipados com motores Euro 5, que poluem bem menos o meio ambiente. Além disso, têm elevadores, bancos para obesos e diversos outros itens que trazem mais comodidade e segurança para os passageiros”, informa o empresário Belarmino Junior.
A motorização denominada Euro 5 atende a fase 7 do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) e emite 80% menos material particulado e 60% menos óxido de nitrogênio com o uso do biodiesel B-10, que foi adotado pela Rápido Luxo em janeiro deste ano. Os veículos foram financiados pela linha de crédito Finame do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e custaram R$ 4,48 milhões.
Todos os novos ônibus têm elevadores que facilitam o embarque e o desembarque de pessoas com dificuldades motoras, além de balaústres emborrachados para direcionamento ao botão de parada em Braille. Ainda contam com bancos acolchoados e especialmente identificados para obesos, idosos e gestantes, e encostos mais altos, que oferecem maior conforto e comodidade aos usuários, além de sistema “Anjo da Guarda”, que permite um maior controle da velocidade. 
Nova licitação - Uma nova licitação para a escolha da empresa permissionária também já está em andamento na Prefeitura. O novo processo licitatório terá como principal exigência um transporte público eficiente. Várias medidas também já foram adotadas para a melhoria do sistema que incluiu alterações de linhas, criações de novas e adaptações de itinerários em várias regiões da cidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...