domingo, 28 de julho de 2013

48 ônibus atualizam frota mogiana


Ônibus com maior capacidade estão circulando na linha que atende a região do Jd. Layr / Foto: Arquivo

O sistema municipal de transporte coletivo de Mogi das Cruzes recebeu os 48 novos ônibus determinados pela Prefeitura para a renovação da frota. Com a entrada em operação dos novos veículos, a idade média dos ônibus que servem os passageiros da cidade passou para 2,25 anos. A medida faz parte das ações da Administração Municipal para a melhoria do atendimento à população.
Os novos ônibus substituíram veículos modelos 2009, os mais antigos do sistema. Eles são adaptados para o transporte de pessoas com deficiência, possuem a tecnologia Euro5, que diminui a emissão de gases poluentes na atmosfera, velocímetro visível para os passageiros e telemetria.
“O sistema de telemetria avisa aos operadores do sistema, em tempo real, sobre problemas que podem interferir na segurança do transporte, como temperatura do motor, falha na pressão do óleo, perfil de condução, excesso de velocidade e de freadas bruscas. Este é mais um avanço importante para que tenhamos um serviço de melhor qualidade para a população”, destacou o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol.
Os primeiros 17 veículos novos foram apresentados à população no dia 8 de junho, no Parque Centenário. Nas semanas seguintes, outros ônibus foram incorporados à frota.
Os veículos já estão em operação nas linhas E102 (Jardim Pavão via Vila Paulista), E103 (Jundiapeba), E104 (Jundiapeba via CDHU), E108 (Jardim Universo/Alto do Guaianases), E109 (Jardim Aeroporto III), E110 (Jardim Layr via Jardim Esperança), E111 (Jardim Layr), C403 (Jardim Camila), C701 (Jardim Maricá) e C702 (Jardim Maricá via Cabo Diogo). A partir de amanhã, também serão atendidas as linhas E112 (Vila Cintra) e E394 (Taiaçupeba).
O secretário lembrou ainda que a renovação da frota diminui a ocorrência de problemas mecânicos e necessidade de manutenção dos veículos. “Isso tem uma influência direta na diminuição no número de atrasos e em perdas de partidas, colaborando para uma maior pontualidade das linhas”, disse Xiol.
Outra novidade dos novos ônibus é que eles possuem três portas. A saída adicional é preferencial para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, pois possui o elevador para o embarque e desembarque de cadeirantes. Como o fluxo de usuários por esta porta é menor, a expectativa é que os problemas com os elevadores diminuam, garantindo um atendimento melhor.
Semi expresso
O sistema de transporte coletivo de Mogi das Cruzes também recebeu dois veículos com maior capacidade de transporte de passageiros para a linha semiexpressa que atende o Jardim Layr. A operação da linha acontece nos horários de pico e no sentido de maior movimento de passageiros.
No percurso bairro – centro, os ônibus da linha semiexpressa pegam os passageiros nos pontos até a Avenida Conceição. A partir daí, os veículos param apenas nos pontos existentes na Praça Francisco Urbano, em Braz Cubas, na esquina das ruas Ipiranga e Doutor Deodato Wertheimer e na Avenida Narciso Yague Guimarães, em frente à Justiça do Trabalho.
Já no sentido inverso, os pontos de parada após a saída do Terminal Estudantes serão a Praça Coronel Benedicto de Almeida, na Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, em frente à Igreja Universal, e na praça Francisco Urbano. Após isso, os veículos seguem para o bairro e fazem as paradas normais a partir da Avenida Saraiva.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...