Com motor traseiro de 380 cavalos e PBT de 19 toneladas, o chassi é ideal para projetos que privilegiam carrocerias customizadas e transportes rodoviários de longa distância. O ônibus “Mosqueteiro” teve seu visual escolhido por meio de uma campanha digital da Iveco que alcançou, durante 15 dias, mais de 47 milhões de pessoas nas redes sociais.
Por BagaraiA entrega do Eurorider ao Corinthians faz parte das ações de pesquisa de mercado da Iveco no segmento de ônibus com 19 toneladas de PBT.
“O Eurorider se destina a um mercado de ônibus que hoje representa cerca de 11% dos modelos vendidos no Brasil em 2012 e que, segundo a Anfavea, ficou em torno de 4.000 unidades no ano passado. Porém, estimamos que, até 2018, este market share de ônibus rodoviários chegará a 16% do total vendido. Esse aumento será movido pela expectativa de maior demanda no setor de turismo no Brasil, em virtude dos grandes eventos esportivos e de seu legado econômico”, diz Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas da Iveco Latin America.
Na América Latina, ele será produzido em Sete Lagoas, Minas Gerais. Porém, a unidade de Córdoba, na Argentina, poderá ser acionada para o caso de negócios fechados com clientes do exterior. Ainda não há uma data definida para o início da produção em escala. Além do ônibus entregue ao Corinthians, o Eurorider está rodando em clientes da Iveco na Europa que possuem frotas urbanas e rodoviárias.
O Eurorider estará disponível nas versões 4×2 (PBT de 19 t) e 6×2 (PBT de 25 t) com chassi tipo bogie, ambas com dois ou três eixos. O chassi poderá receber encarroçamentos de uso para Fretamento e Rodoviário de 12m e 13,2m (na tração 3×2), e de até 14m (na tração 6×2). De acordo com a necessidade do cliente, as transmissões poderão ser mecânicas, automatizadas ou automáticas.
Outra novidade do veículo está no trem de força. O “Mosqueteiro” é impulsionado pelo motor Iveco FPT Cursor 10, inédito no mercado nacional. Com 6 cilindros em linha, o propulsor é adaptado para a normativa Euro 5 (com tecnologia SCR) e entrega 380 cavalos de potência e um torque de 1.600 Nm a 1.000 rpm. Na Europa, este mesmo motor equipa a luxuosa linha de ônibus Iveco Irisbus Magelys, voltada ao transporte rodoviário. A transmissão que equipa o ônibus é a mecânica ZF de 6 marchas.
Para atender o time campeão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o novo ônibus do Corinthians, encarroçado pela Neobus, é também um campeão em itens exclusivos de conforto. No interior, jogadores e comissão técnica poderão se beneficiar de Cromoterapia, um sistema de luzes de LED que fornece diversos tipos de cores para relaxamento pré e pós-jogo. O modelo conta ainda com uma poltrona que vira cama, desenvolvida especialmente para atendimento médico de atletas lesionados. Todas as poltronas são “Super Soft”, feitas em tecido e extremamente confortáveis, além de possuírem carregadores de celulares e controles individuais de iluminação (sensível ao toque) e áudio.
O ônibus traz também três monitores LCD, dois com 15’’ e um maior, no início do corredor, com 21’’. As oito poltronas iniciais são destinadas à comissão técnica e à diretoria, com um espaçamento maior entre as pernas para aumentar o conforto.
Outros itens que compõe o “Mosqueteiro” são uma geladeira, uma cafeteira, um sanitário, sistema de Wi-Fi e ar-condicionado – um para os passageiros e outro para o condutor, com controles de temperatura separados. O motorista também se beneficia com a tecnologia e conta no painel com o Sistema Multiplex, um conjunto de comandos touch-screen em uma tela de 9” que permite o controle de 63 funções do ônibus (como controlar a Cromoterapia, o ar-condicionado dos passageiros e da cabine do motorista, etc.). O sistema também dispõe de uma câmera de ré e sensores de estacionamento.
Na parte externa, o design frontal da carroceria diminui o impacto aerodinâmico do vento, o que auxilia na redução de consumo de combustível. Todos os faróis dianteiros e traseiros são de LED. E na chave de ignição, o motorista tem o comando de abrir e fechar da porta de entrada bem como o travamento de todo o veículo. As laterais da carroceria são feitas em alumínio. O teto, parte frontal e traseira são de fibra de vidro, e para as partes estruturais foi utilizado aço galvanizado.
Fonte: http://bagarai.com.br/
mto show!!!! é a Iveco entrando de sola no mercado rodoviario
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