segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Curso para motoristas da CTA reduz desgaste dos ônibus

Cerca de 100 motoristas da CTA (Companhia Tróleibus Araraquara) já completaram o Curso de Condução- Segura e Econômica ministrado pelo Sest/Senat que visa reduzir o desgaste do motor e freio dos ônibus e o esforço físico dos colaboradores.
O curso teve início no dia 20 de maio deste ano e deve ser concluído até o final do ano. A atividade é realizada às terças e quintas com grupos de cinco colaboradores cada. Segundo Marcos Roberto Ferreira, instrutor do Sest/Senat, os resultados já começam a aparecer.
“Os motoristas que já fizeram o curso diminuiram em cerca de 10% a mudança de marchas e utilização dos freios, o que resulta em economias do motor e dos freios” explica. Em média, um motorista troca de marcha 700 vezes por turno de trabalho.
Após o curso, eles estão deixando de trocar 70 marchas no período. “Além da redução dos desgastes do motor e dos freios, a nova maneira de dirigir também contribui para a economia de combustível”, afirma o instrutor. Ferreira cita como exemplos da atitude do motorista a condução dos ônibus nas lombadas e nos semáforos, onde se aplica conceitos da direção defensiva. “No caso das lombadas, não existe a necessidade de redução das marchas, o que acaba gerando economia de combustível pela inércia do veículo.”

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...