quarta-feira, 2 de outubro de 2013

MARCOPOLO FORNECERÁ 70 NOVOS ÔNIBUS PARA O MOVE, SISTEMA BRT DE BELO HORIZONTE


Marcopolofechou o fornecimento de 70 ônibus urbanos que serão utilizados noMOVE, nome do sistema BRT da cidade de Belo Horizonte, recentemente apresentado, e que entrará em funcionamento no início de 2014. Os veículos, do modelo Viale BRT Articulado, começarão a ser produzidos a partir de novembro.

O nome MOVE para o sistema BRT de Belo Horizonte foi escolhido após estudo realizado pela BHTRANS por induzir a deslocamento, mover de um lugar a outro e proporcionar conforto, rapidez, integração, frequência e pontualidade no transporte público da capital mineira.Desenvolvido para aplicação nos avançados sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos, o Marcopolo Viale BRT é o mais avançado já fabricado no Brasil e consumiu dois anos de pesquisas e desenvolvimento. A versão articulada tem 21 metros de comprimento, capacidade para transportar até 145 passageiros e foi concebida com inéditos conceitos de design, ergonomia, conforto, segurança e eficiência.

Internamente, o Viale BRT inova na ocupação de espaço e de ergonomia. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, proporciona maior área livre e facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. A altura interna também foi aumentada, permitindo a inclusão de eficientes dutos de ar, alto-falantes e amplo espaço para propaganda nas laterais superiores. Para atingir o objetivo de valorizar a viagem de ônibus, independente do percurso ou duração, e proporcionar ganhos operacionais para os empresários, o Viale BRT pode ser oferecido com GPS, televisão digital, internet sem fio (wireless), câmeras de segurança, computador de bordo, além de sistemas de indicação de parada audiovisual e gerenciamento de frota.

MOVE terá 23,1 km de extensão, em três ligações (Avenida Antônio Carlos, com 14,7 km de comprimento; Cristiano Machado, de 7,1 km de extensão e Hipercentro, de 1,3 km) e com 42 estações de transferência com distância média de 400 metros uma da outra. O número de passageiros atendidos será de 700 mil diariamente e haverá um ganho médio de 45% na redução do tempo de viagens entre as localidades do sistema.No novo sistema MOVE ainda serão instaladas modernas estações (com pisos nivelados aos dos ônibus), onde os passageiros poderão comprar a passagem antes de embarcar, o que garantirá mais segurança e agilidade. E os veículos terão maior capacidade de trans­porte, proporcionando conforto e acessibilidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...