sábado, 26 de outubro de 2013

Ribeirão das Neves recebe 60 ônibus novos

Carlos Alberto/Imprensa MG
Veículos irão substituir outros que não estão em perfeitas condições de circulação. Medida atende reivindicação dos usuários do transporte público
A partir desta sexta-feira (25), 60 ônibus novos estão sendo integrados às linhas metropolitanas que atendem ao município de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O governador Antonio Anastasia participou, ao lado da prefeita de Ribeirão das Neves, Daniela Correia, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, do ato de incorporação dos veículos à frota.
Os novos ônibus substituirão outros que não estão em perfeitas condições de circulação. A medida atende reivindicação dos usuários de transporte público no município e integra um conjunto de ações, anunciadas em junho deste ano, que visam melhorar a qualidade do atendimento das linhas que trafegam pela BR-040.
"Este é um passo relevantíssimo porque estamos aqui cumprindo um compromisso que fizemos, que foi o de renovação da frota. Foi até uma intervenção, pois a empresa concessionária foi substituída e a nova assumiu com o compromisso de renovar a frota e colocá-la funcionando nos horários certos. O transporte metropolitano que serve à cidade de Ribeirão das Neves vai ter, certamente, uma melhoria extremamente positiva já com esta entrega. Vamos continuar trabalhando porque sabemos que nem tudo está ainda resolvido, e outros passos, inclusive em relação à competência do Estado no que se refere à pavimentação das vias estaduais, estão sendo dados", destacou o governador Anastasia.
Durante a solenidade, o governador entregou a chave de um dos ônibus à prefeita de Ribeirão das Neves e recebeu uma réplica do veículo das mãos do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram) e do Grupo Saritur, Rubens Lessa Carvalho. Além dos 60 ônibus novos, outros 65 foram completamente reformados. Assim, aproximadamente 48% da frota foi trocada ou reformada.
Com a entrada dos novos ônibus será possível o recolhimento de mais veículos para reforma geral, já que a meta é revitalizar, até o fim do ano, toda a frota. Os custos da compra e reforma dos ônibus são de responsabilidade da empresa do Grupo Saritur e não irão influenciar no valor das passagens. A frota atual que atende Ribeirão das Neves é de 255 veículos, que transportam mensalmente 1,6 milhão de passageiros, em 27,5 mil viagens. A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Pública é responsável por gerenciar o transporte intermunicipal metropolitano e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) pela fiscalização.
De acordo com a prefeita de Ribeirão das Neves, Daniela Correia, "o povo de Ribeirão de Neves se sente muito satisfeito com as providências tomadas pelo governador para que fosse feita imediatamente a troca da frota de Ribeirão das Neves. Temos a esperança de que dias melhores para o transporte coletivo da nossa cidade se iniciam aqui". A prefeita deu as boas vindas, agradeceu e fez um pedido especial aos trabalhadores – motoristas, trocadores, agentes de bordo – da empresa que irá prestar os serviços. "Gostaria de agradecê-los por terem escolhido Ribeirão das Neves e fazer o pedido para que cuidem bem do meu povo, que os recebam bem dentro dos ônibus, que trate bem do povo de Ribeirão das Neves, que merece esse carinho e esse empenho por parte de cada um de vocês", completou.
Rodovia
Outra reivindicação da população de Ribeirão das Neves é a duplicação da LMG-806, que também irá contribuir para a melhoria do transporte coletivo na região, já que a fluidez no trânsito facilitará a mobilidade da frota e o cumprimento dos quadros de horários. A obra, que teve início em julho deste ano, inclui duplicação, melhoramentos, pavimentação e restauração do trecho entre o Centro Industrial de Ribeirão das Neves e o Distrito de Justinópolis. O Governo de Minas investe R$ 35 milhões no trecho de 8 km de extensão. A previsão de conclusão das obras é em fevereiro de 2015.
Em Ribeirão das Neves, serão construídos dois Terminais Metropolitanos de Integração. Um em Justinópolis, bairro Urca (obra contratada e com previsão de início ainda em 2013) e outra no bairro Jardim Colonial (projeto de engenharia em andamento). O Terminal de Justinópolis será integrado ao BRT. Os terminais fazem parte do Programa Terminais Metropolitanos, onde serão investidos R$ 187 milhões pelo Governo de Minas na construção e reforma de 13 terminais e na melhoria dos acessos.
O objetivo é aumentar a mobilidade na RMBH, reduzindo o tempo de viagens e encurtando as distâncias. Os terminais foram planejados para garantir uma melhor urbanização das diversas regiões, e estarão concluídos em 2014. Permitirão linhas com trajetos mais curtos e mais frequentes – as linhas alimentadoras, que, integradas aos terminais, permitirão a criação de linhas expressas ou semi-expressas.

via Agência Minas

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...