terça-feira, 19 de novembro de 2013

Empresa de ônibus é condenada por cobrar danos de acidentes a motoristas, mesmo sem culpa...

Djalma Oliveira 
Viação Verdun terá que pagar R$ 1 milhão 
Foto: / Rafael Moraes
A 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Trabalho (TRT) do Rio condenou a Viação Verdun a pagar uma indenização de R$ 1 milhão por dano moral coletivo. A quantia será cobrada porque a empresa, segundo o processo judicial, descontava dos salários dos funcionários o dinheiro gasto para consertar os ônibus avariados em acidentes, mesmo antes de verificar se os trabalhadores tinham ou não tido culpa nas colisões. O procedimento também era adotado para ressarcir o dinheiro levado em assaltos aos ônibus.
Por meio de nota, o Rio Ônibus, sindicato que representa a Verdun e outras 42 empresas que operam o sistema de transporte coletivo na cidade do Rio, informou que vai analisar a decisão do TRT e buscar informações com o consórcio Internorte, do qual a Verdun faz parte. O dinheiro da indenização será destinado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). No entanto, ainda cabe recurso da decisão junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).
A sentença do TRT traz depoimentos de funcionários que disseram ter assinado vales de desconto para cobrir as despesas com o conserto de danos nos ônibus. Uma testemunha afirmou que, se alguém se recusasse a assinar o vale, poderia ser demitido. “O risco do negócio é do empregador, não se podendo fazer o desconto de avarias do empregado se não comprovado dolo ou culpa deste pelo dano”, afirma a sentença.




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...