terça-feira, 12 de novembro de 2013

SAÚDE EM NOVA IGUAÇU VAI DE ÔNIBUS

NOVA IGUAÇU - Para garantir a ampliação na cobertura dos atendimentos de saúde, a Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu vem percorrendo todos os bairros do município como o Ônibus da Saúde, levando serviços gratuitos, como consultas em clínica médica e ginecologia, tratamento odontológico, exames de preventivo, orientações sobre saúde bucal, aferição de pressão arterial, enfermagem, palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, fisioterapia, triagem auditiva, entre outros.
Ao todo mais de 50 bairros já pegaram carona no projeto itinerante, que em quatro meses (julho a outubro) já atingiu a marca de 17 mil atendimentos. O ônibus disponibiliza ainda a entrega dos exames em até 15 dias, prazo para o retorno da unidade móvel nas comunidades.
“O ônibus circula por todo município levando os serviços de saúde, principalmente aos bairros mais distantes do Centro. É uma forma da Saúde chegar à população atuando na prevenção e garantindo mais qualidade de vida e agilidade no atendimento”, disse o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior.
O coletivo foi adaptado para atender pacientes com conforto e privacidade em duas salas individuais, uma para consultas e outra para coleta do exame de preventivo. O consultório odontológico, localizado na parte dianteira do ônibus, tem capacidade para realizar desde simples procedimentos, como limpeza bucal, até a extração dentária. Caso o tratamento seja mais prolongado, o paciente é encaminhado para dar continuidade no Centro de Especialidades Odontológicas Dom Adriano Hipólito, na Policlínica Dom Walmor, no Centro de Nova Iguaçu. Todos os serviços são gratuitos.
“Comecei a fazer o tratamento dos meus dois filhos, de 9 e 12 anos, em setembro quando o ônibus esteve no meu bairro. É um serviço essencial para população, mas é um tratamento é muito caro e eu não teria como pagar. É muito bom saber que podemos contar com esse beneficio gratuito”, afirma a vendedora Beatriz Soares de Almeida, de 48 anos.
Na próxima semana o Ônibus da Saúde estará nos bairros de Cabuçu (12/11), Comendador Soares (13/11) e Danon (14/11). Para ser atendido, basta levar documento de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. O ônibus fica em cada localidade por um dia, sempre das 8h às 17h.
Notícias de Nova Iguaçu
Via PMNI

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...