Pelo menos 27% da frota de ônibus coletivos de Campina Grande já tem mais de 5 anos e precisa ser substituída. O número equivale a cerca de 60 dos 220 veículos disponíveis para transporte público no município, segundo dados da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP).
Ontem pela manhã, na sede da autarquia, localizada no bairro Estação Velha, foram apresentados 10 modelos zero-quilômetro, que substituirão unidades antigas da empresa Transnacional. De acordo com o prefeito Romero Rodrigues, a meta é trocar mais 23 até o final do ano, sendo dez novos e 13 seminovos.
Conforme a gerente de transportes da STTP, Araci Brasil, a idade média dos ônibus antigos de Campina é de 8,5 anos. “A meta a longo prazo é a renovação completa da frota. Muitos ônibus passam de nove anos, mas infelizmente há empresas pequenas que não têm mais condições de trocar. Os empresários já estão até locando o carro, alguns fizeram uma substituição, mas não para modelo zero. Precisávamos aprovar o reajuste na tarifa para negociar com os empresários as substituições”, afirmou.
Segundo o diretor institucional do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Campina Grande (Sitrans), Anchieta Bernardino, a Transnacional investiu R$ 4 milhões para adquirir os novos veículos. “A empresa Nacional substituiu cinco em abril, por carros zero e nos próximos 30 dias deverá trocar mais cinco por modelos novos e dez, por seminovos, somando um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões”, completou.
O prefeito Romero Rodrigues destacou a meta da Prefeitura para este ano. “Com estes dez novos ônibus estamos renovando 5% da frota. Existe o compromisso de mais dez novos até o final do ano e mais 13 seminovos para fazer gradativamente toda a renovação da frota, dois destes veículos possuem o elevador para cadeirantes como também o uso do óleo S10, ambientalmente mais recomendável”, frisou.
O chefe do Executivo também lembrou outras ações que deverão ser efetivadas para melhorar a mobilidade urbana em Campina. “Além de faixas exclusivas para ônibus, o Terminal das Malvinas, com uma nova linha de trajeto será inaugurado em outubro. Há ainda o projeto do novo terminal que beneficiará os bairros Catingueira, Cidades, Jardim Verdejante e com a possibilidade de um ônibus articulado, que vai diminuir o número de veículos circulando, mas que não poderá circular em todas as vias e por isso demanda muitos estudos. Vamos agora nos concentrar na efetivação da faixa exclusiva de ônibus na Avenida Floriano Peixoto, para que aconteça quando da inauguração do terminal das Malvinas”, disse.
PRINCIPAIS ROTAS CONTEMPLADAS
Transnacional
Linhas
Vermelha – 400/ 004/ 404/ 444
Cinza – 077
Azul – 101 e 111
Nacional
Linhas
Amarela: 020/202/222/022A/220B
Verde: 300/300A/303/333
Inter-área: 245 e 263
Fonte: Jornal da Paraíba
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