quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Prefeitura faz entrega de mais 21 novos ônibus do transporte urbano

Mais uma parte da frota utilizada no transporte público em Uberlândia foi renovada com a entrega de 21 novos ônibus na noite desta segunda-feira (5), em evento no entroncamento da avenida José Fonseca e Silva com a avenida Aspirante Mega, no bairro Luizote de Freitas. A Prefeitura de Uberlândia espera que até o fim do ano mais de 30% dos veículos que atendem os usuários do Sistema Integrado de Transportes (SIT) sejam substituídos por modelos novos.
Além de nova identidade visual, os ônibus são maiores (carroceria de 13 metros) e contam com suspensão a ar em vez de molas, o que diminui o barulho e aumenta o conforto para o usuário. Os veículos zero quilômetro também são adaptados com plataformas elevatórias para cadeirantes, cadeiras especiais para gestantes e obesos.
Todos os novos veículos são da empresa Transporte Urbano São Miguel, que já havia feito a entrega de outros 25 carros no fim de 2014. Os veículos irão atender as linhas T120 (Terminal Umuarama / Luizote – via Luizote III),T151 (Terminal Industrial / Terminal Central) e alguns na linha T123 (Algar Tecnologia / Terminal Central – via Terminal Umuarama – FMC).
Segundo o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, os novos ônibus são mais ágeis e econômicos, consomem menos combustível e são menos poluentes, garantindo mais conforto para os usuários. 
“É uma grande preocupação nossa que a população tenha certeza que está utilizando veículos novos e modernos que trazem mais segurança”, disse. O prefeito lembra que desde janeiro de 2014 Uberlândia saiu na frente sendo a primeira cidade de Minas Gerais a oferecer para os idosos a partir de 60 anos o passe livre no transporte público. Outro benefício foi o aumento do desconto de 40% para 50% para os estudantes.
A prestação do serviço de transporte público hoje na cidade é feita por 419 veículos de três empresas concessionárias, sendo 100% da frota acessível. Por mês, são mais de 120 mil viagens com 99% de eficiência.
Além da renovação da frota, a Prefeitura de Uberlândia tem adotado outras ações para melhorar o sistema de transporte e atrair um número cada vez maior de usuários. Até o fim de 2016, serão implantados cerca de 60 km de corredores exclusivos de ônibus para o transporte urbano, garantindo regularidade no serviço e redução do tempo de viagem. Para o corredor estrutural da avenida João Naves de Ávila, serão implementados gradualmente modelos articulados de última geração, com ar refrigerado e monitores informativos sobre as paradas nas estações.
O secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade, relata que os novos ônibus fazem parte do processo de renovação de frota com objetivo de oferecer mais qualidade ao Sistema Integrado de Transportes. “Esses 21 ônibus se somam a outros ônibus que chegarão em 2015, onde o prefeito fez o compromisso com a população de Uberlândia de entregar 80 novos ônibus e a previsão é entregarmos mais de 100 novos ônibus. E esse processo de renovação será contínuo nos próximos dois anos”, afirma o secretário, que comenta ainda sobre outro ponto positivo agregado a parte técnica dos novos carros: a ergonomia aplicada ao desenho estrutural dos veículos, que traz mais conforto tanto para a população quanto para os motoristas e cobradores. “É um recurso que traz uma melhor condição de trabalho”, finaliza.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...