sábado, 21 de março de 2015

Prefeitura testa ônibus articulado em São Luís

A Prefeitura de São Luís realizou na manhã desta quarta-feira (18) mais um teste em ônibus articulado nas vias de São Luís. O veículo tem capacidade para 180 pessoas, é climatizado, adaptado para pessoas com deficiência e passará 45 dias em testes na linha Terminal da Praia Grande/Calhau. Com tecnologia que possibilita melhor manobra do veículo permitindo a locomoção em vias menores, os ônibus estão sendo apresentados como uma alternativa para a melhoria do sistema de transporte na capital.
O objetivo do teste, segundo explicou o secretário Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros, é fazer uma avaliação econômica com o veículo para que, dentro da licitação de transporte prevista para maio, o modelo possa ser inserido. O estudo de viabilidade prevê a inserção de 30 a 40 ônibus, principalmente nas linhas que ligam terminal a terminal.
Na apresentação demonstrativa realizada nesta quarta-feira, o veículo saiu da sede da SMTT (Ipase) e percorreu o percurso da Via Expressa, Avenida Carlos Cunha, Beira-Mar, Terminal da Praia Grande, Anel Viário, Cajazeiras, Praça Deodoro, Avenidas Castelo Branco, Colares Moreira, Holandeses e Daniel de La Touche.
Na ocasião, técnicos da secretaria, das fábricas de chassi e carroceria do ônibus, e da empresa São Benedito (responsável pelo veículo) estiveram presentes na viagem demonstrativa e entrevistaram passageiros convidados a participar do teste para fazer avaliações pessoais sobre o veículo e a realidade vivenciada no cotidiano da linha.
O mestre de obras, Raimundo Nonato Madeira, morador do bairro João de Deus, disse ter uma grande expectativa em relação a entrada em operação dos ônibus em São Luís. "Os ônibus articulados vão permitir o transporte de um maior número de pessoas, o que, com certeza, será bom para os passageiros", disse.
A garçonete Lucia Souza, moradora do bairro Monte Castelo, também disse que vê a entrada em funcionamento dos ônibus como uma boa alternativa para melhoria do transporte público. "Tem mais espaço e conforto para o usuário. Será mais difícil lotar", comentou.
Canindé Barros destacou que a avaliação dos passageiros é fundamental nesse momento. "Ela servirá para levarmos para licitação o que é melhor para a população. É a população que vai dizer o que é melhor para o sistema", enfatizou.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...