segunda-feira, 18 de maio de 2015

Em fase de teste, São Luiz do Paraitinga recebe ônibus elétrico

Veículo pode ser carregado em até 15 segundos com dispositivo em ponto.
Coletivo está disponível para passeios no centro da cidade.
Ônibus testado na cidade tem recarga feita em até 15 segundos (Foto: Divulgação/Elektro)
Sem combustível ou emissão de poluentes. O conceito de um ônibus movido a eletricidade, com carga rápida, é aposta em tecnologia sustentável. O protótipo está disponível em São Luiz do Paraitinga (SP) e oferece passeios gratuitos para interessados.
O veículo faz parte do projeto Cidade Inteligente, implantando na cidade no ano passado pela concessionária de energia Elektro. Além do ônibus, o município também recebeu bicicletas elétricas e, em todas as casas, estão sendo instalados novos medidores de energia, que vão permitir que a população faça o gerenciamento do consumo.
O ônibus elétrico fica em um ponto ao lado da rodoviária de São Luiz. No local, há uma espécie e base de energia, que permite conexão entre o veículo e dispositivos que transmitem eletricidade. De acordo com o engenheiro eletricista da concessionária Matheus Lourenço, o ônibus pode ser recarregado em até 15 segundos.
“O ônibus não tem bateria, mas sim um ultra capacitor para carregamento rápido. Ele é carregado em segundos enquanto está parado, para passageiros subirem e descerem. O conceito oferece uma autonomia para que o veículo chegue até o próximo ponto com a carga”, explica Lourenço.
saiba mais
Em São Luiz, o protótipo chega a rodar cerca de um quilômetro após ser carregado. Os passeios podem ser feitos por grupos interessados em conhecer o conceito.
A ideia é apresentar a tecnologia desenvolvida pela empresa e levá-la para outros municípios. “Temos recebido pessoas e até prefeituras interessadas em levar a tecnologia para integrar o transporte público em outros locais”, afirmou o engenheiro.
Bicicletas e medidores
Desde o início do ano, a concessionária também disponibilizou sete bicicletas a bateria para a população.
Elas estão disponíveis ao lado do Mercado Municipal e podem ser utilizadas a partir de um cadastro feito pelo usuário na internet. “Elas não são mobiletes, contam apenas com uma bateria que dá um ‘empurrãozinho’ para o ciclista conforme as pedaladas”, explica.
Além disso, desde o ano passado, cerca de seis mil casas da cidade, que possui pouco mais de 10 mil habitantes, começaram receber novos medidores para auxiliar no gerenciamento de consumo de cada cliente. Pela internet, o consumidor poderá ter controle dos gastos, acompanhando diariamente o consumo registrado. Os medidores estão em fase de implantação e devem começar funcionar até o final deste ano.
Projeto
O projeto piloto elegeus oito cidades do Brasil para receverem ferramentas deste conceito de cidade inteligente.
De acordo com a empresa São Luiz foi escolhida por ser uma cidade pequena e com um ambiente favorável a aplicação do modelo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...