quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Transportes Blanco um novo trajeto: Queimados/Penha

Texto: Felipe Carvalho / Fotos: Luiz Ambrósio
Uma consulta de emergência no Hospital Estadual Getúlio Vargas ou subir as escadarias da Igreja da Penha em um ato de fé, na Zona Norte do Rio, ficará mais fácil a partir desta quinta-feira (8) para os moradores de Queimados e outras cidades da Baixada Fluminense. Neste dia, será inaugurada a linha intermunicipal "449 B - Queimados X Penha” que será integrada ao BRT e ao Metrô através do bilhete único. O anúncio será feito pelo prefeito de Queimados, Max Lemos e representantes da empresa Blanco, às 16h, no ponto de partida do novo trajeto, na Avenida Irmãos Guinlé, próximo a Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro.
 
Através do BRT, por exemplo, os passageiros poderão ir ao Hospital do Fundão ou ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), ambos na Ilha do Governador, ou até mesmo ir às compras no Mercado Popular de Madureira ou curtir os shoppings e praias da Barra da Tijuca pagando apenas o valor do bilhete único: R$ 5,90. Também haverá integração com a linha 2 do metrô, na estação de Vicente de Carvalho nos sentidos:  Zona Sul e Pavuna.
 
De acordo com Anderson Blanco, dono da empresa detentora da linha, os 10 novos ônibus adquiridos para operar no trajeto terão ar-condicionado e acessibilidade para as pessoas com deficiência. Segundo ele, os intervalos serão de 20 minutos e o tempo de viagem previsto é de apenas meia hora. “Vamos ligar a Baixada Fluminense a pontos importantes do Rio de Janeiro. Com o BRT, por exemplo, o passageiro vai poder ir até Jacarepaguá e a Taquara, destinos que hoje não são possíveis na linha que disponibilizamos direto de Queimados para a Barra da Tijuca”, afirma.
 
Serão 20 viagens de segunda a sexta-feira  e 14 aos sábados e domingos. A primeira partida de Queimados sempre sairá às 4h15 e a última às 20h30. Já no sentido inverso, os ônibus sairão da Penha sentido Queimados a partir das 5h40 até às 22h. Na Baixada, as principais paradas serão ao longo da Rodovia Presidente Dutra. Já no Rio, na Avenida Lobo Junior, Hospital Getulio Vargas, Estação BRT Penha e no Parque de diversões Shanghai. Para quem não tem bilhete único, a tarifa custará R$ 7,10.
 
“Solicitamos a retomada do serviço que foi extinto há alguns anos, só que agora com uma novidade: será integrado ao metrô e ao BRT através do bilhete único. Propiciar novas opções de transporte público para o povo faz parte do nosso projeto de crescimento”, frisou o prefeito de Queimados, Max Lemos, que disse ainda ter feito outro pedido ao Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (DETRO): a criação de mais duas linhas intermunicipais: Uma para o Méier e outra para a Pavuna, ambas na Zona Norte do Rio. 
 
A dona de casa Suely Batista, de  59 anos, será uma das primeiras beneficiadas com a criação da nova linha. Há cinco dias, ela internou a mãe Renir Borges de Oliveira, 81, no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, onde ainda se encontra sem previsão de alta com dores abdominais. “Levamos de carro porque íamos perder muito tempo fazendo baldeação no trem. Para as visitas utilizamos o transporte público. Tomara que ela saia logo de lá, mas enquanto a benção não chega vai melhorar muito a nossa vida”, ressaltou.
 
Linhas municipais serão licitadas até o fim do ano
 
As boas notícias não param por aí. De acordo com o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito de Queimados, Elias José, a Prefeitura realizará sua primeira licitação de linhas de ônibus municipais em sua história. Segundo ele, as 17 linhas existentes serão ampliadas e uma nova será criada: a que ligará o centro ao bairro Jardim Excelsior.
 
“Contratamos uma empresa especializada em serviços de consultoria no ramo de transportes. O estudo já foi concluído e o processo já está em andamento. Até o final do ano publicaremos a licitação e, após, será definido o consórcio vencedor”, finalizou.
Quarta-feira, 7 de Outubro de 2015


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...