terça-feira, 26 de abril de 2011

'Ônibus verde' concorre a prêmio ambiental

Votação para escolher melhor projeto de transporte sustentável vai até 4 de maio. Lista de vencedores do GreenBest 2011 sairá dia 17.
Por PNUD
O ônibus movido a hidrogênio desenvolvido pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) com apoio do PNUD é um dos três finalistas do prêmio GreenBest 2011, na categoria Transporte. A votação, que se encerra em 4 de maio, é feita através do site do GreenBest. O resultado será divulgado em 17 de maio. O projeto disputa a primeira posição com outras duas iniciativas: o ônibus movido a hidrogênio do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), e o veículo leve sobre trilhos (VLT) desenvolvido para o metrô do Cariri, no Ceará.
Caso o ônibus a hidrogênio da EMTU fique em primeiro na preferência popular, ele receberá troféu, diploma e o selo "Vencedor", que poderá ser usado em sites, produtos ou serviços da iniciativa, assim como em materiais de divulgação do troféu GreenBest. Os outros dois colocados também receberão troféu e diploma, além do selo "Top 3".
A escolha dos três finalistas se deu por meio de dois processos: uma votação popular, também pelo site, e a seleção pela Academia GreenBest, formada por personalidades reconhecidas por sua atuação na área ambiental e de sustentabilidade. Os participantes englobam desde jornalistas, como André Trigueiro, do canal de TV Globo News, a especialistas em moda – caso de Lilian Pacce e Gloria Kalil – e à dirigente política Marina Silva, ex-candidata à Presidência da República.
Mas não são somente os três primeiros lugares que serão contemplados com selos de reconhecimento de um bom trabalho ambiental. As dez primeiras iniciativas das 12 categorias e dos cinco prêmios especiais receberão o selo "Top 10".
Prêmio
A distinção GreenBest 2011 foi elaborada para reconhecer as melhores iniciativas e atuações, além de produtos e projetos sobre sustentabilidade no país, como uma forma de conscientizar a população para as questões socioambientais. Outro objetivo é dar às empresas um retorno sobre como consumidores e o mercado percebem a temática ambiental. Ao todo, são 12 categorias em disputa: Alimentação; Projetos de Arquitetura e Construção; Beleza e Cuidados Pessoais; Projetos de Energia; Iniciativas Governamentais; Materiais Inovadores; Moda; Móveis e Decoração; ONG; Sites e Aplicativos; Produtos de Tecnologia; e Transporte.
Há ainda cinco prêmios especiais a serem distribuídos: Jornalista e Blogueiro; Veículo de Comunicação; Campanha Publicitária; Personalidade do Ano; e Grand Prix.

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