Suelle Fernandes
Taubaté
A empresa de consultoria foi contratada neste ano pela administração para analisar o perfil dos usuários e demanda de deslocamentos viários no município para apontar soluções para o sistema, que atualmente é operado pelas permissionárias ABC Transportes e Tctau (Transporte Complementar de Taubaté).
Juntas, as duas empresas são responsáveis pelo transporte diário de em média 40 mil passageiros e um volume de 1,2 milhõ es de deslocamentos ao mês.
Método.
Para elaborar a pesquisa, a IPK consultou 4.242 pessoas em 1.084 residências de 18 áreas administrativas consideradas pelo estudo.
Os dados apresentados dão conta do volume de deslocamentos -- origem e destino --, horários de maior demanda e motivo da viagem.
Também constam no relatório informações socioeconômicas como o perfil das famílias, faixa de renda e ocupação.
Deslocamentos.
O levantamento mostrou que a maioria dos deslocamentos em Taubaté ocorre por motivo de trabalho, seguido por estudo, compras e lazer.
Para obter índices aproximados do quadro real, o percentual de viagens foi expandido por meio do quociente entre a população residente na zona administrativa (dados do IBGE) e o número de residentes entrevistados na região.
Em um universo considerado de 91.149 usuários, 27% tem o trabalho como motivação da viagem, enquanto 14,8% em função dos estudos.
Ação.
Com base nos dados, a IPK deve entregar até o final deste mês ao Detra a tabela sugerida de horários e rotas do transporte coletivo.
Os resultados devem ser apresentados aos operadores do sistema e à Câmara no próximo mês de agosto.
O diretor do Detra (Departamento de Trânsito), Carlos Eugênio Monteclaro César Junior, afirma que a oferta do transporte coletivo é adequada, mas reconhece falhas no dimensionamento do sistema.
"Existem linhas extensas demais e sub utilizadas, ao passo que outras precisam de uma oferta maior em horários específicos", explicou .
Mapeamento.
A entrega do mapeamento completo está vinculada ao início das discussões sobre a integração do sistema coletivo por meio do bilhete único e o plano de transporte, que contempla projeto de repavimentação e realocação dos principais corredores de ônibus.
A meta é ampliar em um ano a demanda de usuários do transporte coletivo em 10% e reduzir os problemas de tráfego gerados pelo excesso de automóveis.
A PESQUISA
AMOSTRAGEM
4.242 residentes foram entrevistados, sendo 1.084 domicílios consultados. Usuários: 3.781 viajantes. Foram ouvidos 250 usuários efetivos por região
DIVISÃO
18 zonas pesquisadas que totalizam 26 zonas de origem e destino
MOTIVO DA VIAGEM
Trabalho: 27,67%
Estudo: 14,83%
Compras: 13, 18%
Lazer: 13,18%
Compras: 4,63 %
Outros: 26,51%
HORÁRIOS DE PICO
- 7h às 9h
- 11h30 às 13h30
- 17h às 19h
- 22h às 22h30
USUÁRIOS/DIA
40 mil pessoas
DESLOCAMENTOS
1,2 milhão/mês
AÇÃO
IPK vai desenvolver, com base na pesquisa, o mapa do tranporte, com mudanças sugestões para adequar o sistema fonte: Detra e IPK
http://200.99.134.90/cmlink
0 comentários:
Postar um comentário