sábado, 17 de julho de 2010

Transporte público de Divinopolis/MG recebe mais 20 ônibus adaptados

Escrito por Prefeitura Municipal

Foi realizada na tarde de quarta-feira (14/07) a solenidade de entrega de mais 20 novos ônibus adaptados com elevador para portadores de necessidades especiais. O evento foi realizado no estacionamento da rodoviária e contou com a participação de várias autoridades, representante e funcionários da empresa de ônibus e cadeirantes.

O gerente de Transporte da secretaria municipal de Trânsito e Transporte (SETTRANS), Ronaldo Alves dos Reis, falou sobre a preocupação desta administração em relação à acessibilidade. “Nossa preocupação foi sempre trabalhar em prol da acessibilidade e o transporte coletivo é uma marca importante. Então nós começamos a dialogar com as empresas e cobrar delas as exigências dentro das leis em vigor, as adaptações dos ônibus para o usuário de cadeira de rodas. Agora no governo Vladimir conseguimos introduzir na Trancid 20 ônibus adaptados neste ano, com mais 17 no ano passado, então são 37 ônibus adaptados. Esse é um grande passo e a nossa meta é de que até 2014 todos os ônibus estejam adaptados para o deficiente físico”, afirma Ronaldo.

O presidente do bairro Davanuze, Gilmar Ferreira, estava satisfeito com a entrega. “Para as pessoas que tem alguma deficiência física, é muito difícil elas se locomoverem de um lado para outro. Eu fico muito feliz e quero agradecer à SETTRANS, ao prefeito, à Trancid por estar acolhendo mais uma vez um pedido das associações de bairro e colocar mais uma frota de 20 ônibus adaptados para estar rodando em Divinópolis”, agradece Gilmar.

Altamiro Olimpio Silva, que é cadeirante, também comemorou. “Esses ônibus vão ajudar muito a quem mora nos bairros e tem muita dificuldade, principalmente de horários. Hoje quem sai para trabalhar ou estudar com horário, se não pegar o ônibus certo fica em dificuldade porque tem um horário a cumprir. Agora vai melhorar demais”, garante.

João Paulo de Mendonça, também cadeirante e morador do bairro Dona Rosa, falou da mobilidade. “Trata-se de mais mobilidade para o cadeirante que não tem a oportunidade de ter um carro. É muito bom para se locomover. Sem esses ônibus fica difícil para quem mora longe e precisa vir ao centro e esses ônibus vão ser de grande ajuda sim. Parabéns a todos por esta conquista”, diz o jovem.

Para o secretário adjunto de Transporte, Gilberto Silva, é um grande passo para o cumprimento da legislação. “Nós estamos cumprindo a legislação federal que exige que até 2014 toda a frota tem que estar adaptada para pessoas com necessidades especiais. Esse ano estamos completando 51 ônibus adaptados, que completa 33% do total da frota de transporte coletivo no município. A Trancid tem agora 37 ônibus adaptados, a Exdil tinha sete ônibus e este ano comprou mais quatro e foi para 11 ônibus adaptados, a Transpratur tem dois e as outras duas empresas cada uma tem um. Então no total temos mais de 33% dos ônibus adaptados” explica.

Moradora do bairro Dona Rosa, Maria Neuza Gontijo, que também é cadeirante, utilizou o elevador dos novos ônibus e aprovou. “Isso muda muita coisa, pois a gente é muito dependente e tudo o que estão fazendo em termos de locomoção e adaptações, como as rampas, ajuda muito em nossa vida”, ressalta.

Carlos Eduardo Santos, diretor da Trancid, falou que a renovação da frota é constante e que novos ônibus adaptados virão. “É com muito prazer e muita honra que nós estamos fazendo essa entrega hoje e essa é uma renovação constante que a Trancid tem, pois anualmente a gente renova 20% da frota e este ano todos os ônibus já vem com a adaptação com elevador para os portadores de necessidades especiais. Essa entrega deverá acontecer novamente o ano que vem, já que a renovação é anual. Quem vai ganhar são os portadores de necessidades especiais, não só os deficientes físicos, mas os idosos e pessoas com dificuldades de locomoção poderão embarcar por esse elevador. Atualmente todas as linhas, com exceção da linha do Ferrador, vão ter no mínimo dois ônibus com elevador. Mas a linha do Danilo Passos, Padre Eustáquio e Candelária, que tem mais necessidade, tem mais ônibus adaptados”, esclarece.

Felipe Carvalho, representante do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros, ressalta que os ônibus adaptados foi um pedido expresso da prefeitura. “Esse ano, nós atendemos a um pedido da prefeitura, e todos os ônibus novos do sistema vieram adaptados para atender as pessoas deficientes. Hoje mais de 50 ônibus do sistema já são adaptados e isso quer dizer que um a cada três ônibus já tem elevador. Isso foi um pedido da prefeitura que as empresas correram atrás para atender”, garante.

O vereador Beto Machado, representando o presidente da Câmara, Edmar Rodrigues, também salientou a importância da entrega destes ônibus adaptados. “Sem dúvida é um grande ganho para as pessoas com necessidades especiais. Isso mostra que o governo do prefeito Vladimir tem compromisso com esta causa, de estar sempre buscando melhorias para estas pessoas, que de certa maneira tem suas dificuldades. Nós vimos este ato com grande gratidão e a Câmara Municipal também apóia e parabeniza o prefeito e todas as empresas por mais este benefício”, agradece o vereador.

Para o prefeito Vladimir Azevedo esse é mais um toque do governo que ele quer dar à população. “Um governo que evolui, que progride, mas que não perde o sentido da questão da humanização, da inclusão. Para se ter uma idéia nós pegamos a prefeitura com a frota dos ônibus coletivos com menos de 10% adaptados. Dos 153 ônibus apenas 14 eram adaptados. No ano de 2009 nós colocamos mais 17 ônibus e passamos para 31 veículos. Agora estamos colocamos mais 20, totalizando 51 veículos adaptados. Nós pegamos a prefeitura em 2009 com menos de 10% da frota adaptada e agora estamos com 33% da frota adaptada, um passo que mostra uma gestão humanizada, preocupada. Fora ainda várias outras questões como os estacionamentos privativos para deficientes e para idosos e os passeios que estamos fazendo para acesso dos cadeirantes, a retirada dos cães das ruas com o CREVISA, vários convênios com a ADEFOM e a gente vê que estamos no caminho certo e mostramos que estamos na frente no país como referência para outras cidades fazerem também esta inclusão”, analisa o prefeito.

Para o diretor da Associação dos Deficientes Físicos de Divinópolis - ADEFOM, Milton Henriques de Oliveira, esse é mais um grande passo desta administração para a inclusão dos portadores de deficiência. “Esse ato é de extrema grandeza, porque isso proporciona a facilidade da inclusão da pessoa com deficiência, porque quando se fala em inclusão não podemos deixar de lembrar de acessibilidade. Acessibilidade do transporte, das vias públicas e precisamos ter acessibilidade com segurança. Isso para nós é o resgate de nossa cidadania, pois antes de sermos deficientes nós somos cidadãos de direito. Por longas datas nos foram negados uma série de direitos que temos garantidos na Constituição e agora estamos vendo as coisas acontecer. Começou na gestão passada, nessa gestão houve uma evolução muito grande e esperamos que os novos gestores dêem continuidade nesse processo. Precisamos de ter acesso a todos os locais como qualquer cidadão tem”, finaliza. Informações da Prefeitura Municipal.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...