sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Custo do sistema de ônibus rápido representa 10% do custo de instalação do metrô

Por: Camila F. de Mendonça
InfoMoney

SÃO PAULO – Debate realizado em Brasília pela NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) nesta semana discutiu o sistema de ônibus rápido para cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Conhecido como BRT (Bus Rapid Transit), o sistema receberá investimentos de cerca de R$ 20 bilhões do governo federal.
Durante o evento, especialistas discutiram o sistema e os benefícios que ele traria para o evento mundial. O presidente da associação, Otávio Vieira da Cunha Filho, disse, de acordo com a Agência Brasil, que o custo de implantação do BRT representa 10% do custo de instalação do metrô e chega a ser quatro vezes mais baixo do que o do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), um tipo de metrô de superfície.
“O Brasil é pioneiro na criação e implantação desse tipo de sistema, tanto na produção de veículos quanto na construção da infraestrutura das vias e operação do sistema”, afirmou o superintendente da NTU, Marcus Bicalho Santos.
Menos tempo no trânsito
Santos ressaltou que o sistema contribui para a redução dos congestionamentos nas cidades. De acordo com a Associação, o BRT economiza até 50% do tempo de uma viagem realizada em um ônibus convencional.
A NTU acredita que o tempo de percurso para uma viagem de 10 quilômetros deverá diminuir de 43 minutos para 25 com o sistema.
“Os eventos esportivos no Brasil são a oportunidade para que os BRTs se firmem como alternativas viáveis para a mobilidade urbana, principalmente em cidades com mais de 500 mil habitantes”, acredita Santos.

http://web.infomoney.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...