Política de Mobilidade de Madrid leva em consideração a saúde de seus cidadãos.
A terceira maior empresa de Transportes públicos da Europa decidiu abandonar para sempre a aquisição de ônibus com motores a diesel, essa decisão já vale para a próxima concorrência de renovação da sua frota prevista para 2012. A medida foi anunciada por Pedro Calvo, presidente da EMT ( Empresa Municipal de Transportes de Madrid).
Na última concorrência pública de aquisição de ônibus, 80 % dos veículos comprados pela EMT de Madrid, estavam equipados com motores a gás natural. Apenas os veículos articulados e com dimensões diferentes das habituais possuem motor diesel. Para a concorrência de 2012, Pedro Calvo advertiu que os ônibus articulados não poderão ter motores diesel, “nem sequer na modalidade diesel”. Em sua opinião, os “fabricantes têm de ser capazes de num curto espaço de tempo fazer uma aposta em veículos híbridos utilizando outros combustíveis que não o diesel".
Vantagens do etanol
Em relação ao diesel o etanol reduz em 90% as emissões de material particulado e 62% de óxidos de nitrogênio, além de não emitir enxofre e de diminuir em 80% as emissões de CO2.
Para o Brasil, o interesse da Europa por combustíveis renováveis poderá ser uma excelente oportunidade, mas se o País também quiser aproveitar as vantagens do Pré-Sal, deverá investir em pesquisas para redução dos gases tóxicos dos combustíveis fósseis porque além do preço, esse será o principal impeditivo para exportação, no entanto, parece que há sempre um país em desenvolvimento para comprar ( esse pensamento é que emperra o desenvolvimento da sustentabilidade). Não basta que as companhias automotivas apresentem melhores catalisadores é preciso ter um combustível fóssil mais limpo, pois os compradores como a Cidade de Madrid não estão muito dispostos a esperarem uma solução. Mesmo porque, quando a União Européia e os Estados Unidos não dependerem mais deste tipo de combustível poluente , novas sanções serão lançadas para os países exportadores , e quem são os países exportadores? Oriente médio, Rússia, Venezuela e possivelmente o Brasil. Uma visão mais abrangente é fundamental para o Brasil avançar no setor energético.
Projeto BEST
O Projeto Best foi idealizado pela União Européia para estudar meios alternativos de combustíveis renováveis no transporte público e tem a Prefeitura de Estocolmo na Suécia como coordenadora. No Brasil o projeto é liderado pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa (CENBIO), que é o coordenador do projeto e responsável pelo acompanhamento do desempenho dos dois ônibus que rodam em São Paulo.
Estocolmo possuí a maior rede do mundo de ônibus a Etanol, e irá receber mais 80 ônibus até o final do ano. O Conselho do Condado de Estocolmo (Stockholm County Council), dono da empresa de transportes, Storstockholms Lokaltrafik’s, tem até 2012 para aumentar em até 50% a utilização de combustíveis renováveis no transporte público.
Por Lincoln Paiva
http://mobilidadesustentavel.blog.uol.com.br/
0 comentários:
Postar um comentário