quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A INDÚSTRIA BRASILEIRA DE CARROCERIA DE ÔNIBUS NO MERCADO INTERNACIONAL

MASSARO, Henrique Augusto. MARTINS, Rony Vinicius. A Indústria Brasileira de Carroceria de Ônibus no Mercado Internacional. 2009. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso. (TCC). (Curso de Administração em Comércio Exterior). Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana. – FECEA. Apucarana. A Indústria encarroçadora de ônibus brasileira mostra a cada ano o nicho de participação global no cenário econômico e o papel da Indústria Brasileira. Originado de princípios adaptativos aos seus clientes, com o passar de décadas, o “improviso” de caminhões foi se desenvolvendo e transformando pequenas oficinas em respeitadas fábricas reconhecidas pela qualidade e presença de mercado nacional e internacional. O processo de internacionalização começou lento, atendendo a mercados regionais, o qual, países em desenvolvimento ainda dependem muito do transporte terrestre. Porem, atendendo as exigências e prazos estabelecidos, as indústrias encarroçadoras foram incorporando-se em outros países chegando ao patamar de multinacionais, com fábricas e parcerias em diversos continentes e até no exigente mercado europeu. Este trabalho mostra a evolução, criatividade e aplicação de teorias administrativas onde a junção desses fatores favorece a continuidade e aperfeiçoamento de carroçarias, na qual se leva o respeito a vários países em relação à qualidade e pontualidade desse produto. Atendendo ao exigente mercado de transporte de passageiros, a Marcopolo S.A. é um exemplo de evolução e respeito com o mercado. Esta pesquisa mostra que sua grande facilidade de produção ao gosto do cliente e desafios enfrentados durante os seus 60 anos de trabalho e busca do aperfeiçoamento levou a empresa, a maior produtora nacional de carroçarias de ônibus e com uma dos maiores contribuintes no superávit da balança comercial brasileira. Metodologias japonesas e as Forças Competitivas de Michael Porter, são uma fonte de inspiração ao desenvolvimento e utilização da criatividade a essa montadora em que, em momentos de crise, vai à busca de novas técnicas para aperfeiçoar seu portfólio administrativo e conseqüentemente produtivo.

Por HENRIQUE AUGUSTO MASSARO

http://www.administradores.com.br/informe-se/producao-academica/a-industria-brasileira-de-carroceria-de-onibus-no-mercado-internacional/3296/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...