Trabalhadores da manutenção merecem respeito!
Desde o dia 13/08 que o setor patronal recebeu a proposta do Sindicato de melhorias das condições de trabalho, saúde, segurança e também de reconhecimento de todas as funções de quem trabalha no setor de manutenção. Além de detalhado, o estudo apresentado propõe criar 6 (seis) grupos de funções que contemple todos os oficiais, ½ oficiais, ajudantes, funções especializados e técnicos, mestres e encarregados!
Pelo levantamento realizado em cada garagem, constatamos que a rigorosa hierarquia está presente na maioria, o galpões de manutenção das empresas de ônibus urbanos de São Paulo, e o fato de estarem reunidos para o trabalho em um só local, sob inspeção, muitas vezes por um único supervisor, mesmo que tenhamos diversos tipos de trabalho, tem dificultado uma avaliação mais criteriosa para promover aqueles que merecem.
A principal reclamação é sobre o critério utilizado para a promoção dos funcionários. Em boa parte das empresas o que tem prevalecido é a bajulação ao superior e a total obediência às imposições da organização do trabalho.
De acordo com o Coordenador do Departamento de Manutenção Nailton (Porreta), esse tipo de problema só será “resolvido definitivamente” quando os empresários agilizarem implantar um “Plano de Cargos e Salários” acompanhado de “Plano de Avaliação de Desempenho” de cada profissional.
“Já fizemos a nossa parte ao protocolarmos nossas reivindicações, cabe agora os patrões se manifestarem e marcar as reuniões com cada representante dos Consórcios, para que possamos iniciar o processo de negociação. Só não queremos ser enrolados, pois os trabalhadores da manutenção tem direito a uma parte do seu próprio trabalho, em forma de conforto”, disse.
Por Nailton Francisco/Ana Paula
Copyright © 2010 http://www.sindmotoristas.org.br./ Todos os direitos reservados.
0 comentários:
Postar um comentário