sábado, 16 de abril de 2011

Começou a circular o novo biarticulado em Curitiba...

Os novos ônibus têm 28 metros de extensão e capacidade para 250 passageiros...
Curitiba - Considerado pela prefeitura de Curitiba, no Paraná, o maior ônibus do mundo, o "Ligeirão" começou a circular pelas ruas da capital paranaense na manhã deste sábado. O prefeito Luciano Ducci fez, às 7h20, a viagem inaugural do veículo biarticulado. Com 28 metros de comprimento, o ônibus tem capacidade para 250 passageiros.
Foto: Divulgação
O novo veículo, chamado de 'Ligeirão', poderá transportar 53 mil pessoas por dia | Foto: Divulgação
Os dez novos ônibus substituirão os veículos  articulados, de 18 m de extensão e capacidade para 170 passageiros. "Os novos ônibus biarticulados, movidos exclusivamente por biocombustível, inauguram um novo ciclo na história do transporte público curitibano", disse o prefeito Luciano Ducci.
Segundo Ducci, a rede do "Ligeirão" poderá transportar 53 mil pessoas por dia. Os biarticulados representam um aumento de 45% na oferta de lugares nas linhas Pinheirinho-Carlos Gomes e Boqueirão. Os ônibus são produzidos pela Volvo do Brasil.
Rapidez
No sistema Ligeirão, o ônibus faz menor número de paradas e conta com tecnologia que permite a abertura dos semáforos, o que lhe garante prioridade no cruzamento. Sensores avisam o semáforo da passagem do ônibus dentro de determinado tempo, de forma a que, ao chegar ao cruzamento, o sinal esteja aberto para o transporte. Segundo a prefeitura, testado desde o ano passado, o sistema mostrou-se eficaz e seguro para o trânsito.
Desde sua implantação, a viagem entre o terminal Boqueirão e a Praça Carlos Gomes, passou a ser feita em 20 minutos, 15 minutos a menos do que pelo Expresso, que faz 14 paradas a mais. Já a linha Pinheirinho-Carlos Gomes tem nove paradas e tempo de viagem de 25 minutos, 10 minutos a menos do que pelo Eixo-Sul.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...