sábado, 9 de abril de 2011

Prefeitura do Rio implanta sistema BRS Barata Ribeiro

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As linhas de ônibus que passam pelo bairro estão divididas em três grupos com 20 pontos de parada distribuídos pelas duas vias, priorizando o acesso ao metrô e a pontos de interesse. A redução da frota circulante no bairro aumentará a velocidade operacional dos ônibus, que passará dos atuais 13km/h nos horários de pico para 24km/h, ou seja, quase o dobro. A expectativa é que o passageiro possa cruzar o bairro em um tempo até 50% menor.
Em fevereiro, a Prefeitura do Rio implantou o BRS Copacabana na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, a primeira via da cidade a receber o novo sistema. O corredor exclusivo de ônibus tem duas de quatro faixas dedicadas ao transporte público. Os BRS são a base do projeto de racionalização das linhas de ônibus no município, que vai readequar a oferta e a demanda de transporte público em todas as regiões da cidade. Isto é, a oferta de ônibus será ampliada onde ela é escassa e será reduzida onde ela encontra-se excessiva.
Normas de circulação para os veículos
Ônibus: Esses veículos circularão no interior da faixa preferencial, delimitada pela faixa azul, efetuando embarque e desembarque de passageiros nos pontos relacionados a cada tipo de linha (BRS 1, BRS 2 e BRS 3).
Táxis: Só poderão circular no interior da faixa azul se estiverem ocupados ou para efetuar manobra de giro à direita ou acessar garagens ou baias. O embarque e desembarque de passageiros só será permitido do lado esquerdo da via, nas ruas transversais ou nas garagens ou baias situadas do lado direito.
Táxis especiais adaptados para portadores de necessidades especiais: Poderão circular no corredor para efetuar embarque e desembarque de passageiros.
Veículos escolares licenciados: Poderão efetuar embarque e desembarque de alunos no lado direito da via.
Demais veículos: Terão que circular nas duas pistas à esquerda, mas para dobrar em ruas ou acessar garagens à direita da via o acesso será permitido.
Operações de carga e descarga: Terão que ser feitas em locais destinados para este fim nas ruas transversais.
Fiscalização
Não haverá barreira física que os impeça de rodar nas faixas da direita, mas o motorista que o fizer por mais de uma quadra será multado pela fiscalização eletrônica. O início da fiscalização eletrônica só começa no próximo dia 18, sendo precedido por um período educativo. Um efetivo de guardas municipais e agentes da CET-Rio estará espalhado pela via para coibir as irregularidades e orientar os cidadãos.
O estacionamento na pista da esquerda nos dias úteis só será permitido depois das 21h; após as 14h nos sábados; e o dia inteiro nos domingos e feriados. Nos horários em que o estacionamento estiver liberado na pista esquerda, qualquer veículo poderá acionar o corredor livremente.
Como identificar os pontos
Todos os 20 pontos de ônibus do BRS Barata Ribeiro / Raul Pompéia serão nomeados individualmente e sinalizados com identidade visual própria, que, além de informar todas as linhas que param ali, informa as que param em pontos próximos. Também terão um grande mapa da avenida com a localização de todos os pontos para ninguém ficar perdido.
Como identificar os ônibus
Na frente de cada ônibus haverá um adesivo com a sigla BRS e um número, que pode ser 1, 2 ou 3, correspondente aos pontos da avenida em que ele para.
BRS 1: linhas radiais do consórcio Intersul (cor amarela) que ligam a Zona Sul ao Centro. Terão seis pontos de parada.
BRS 2: linhas que ligam os bairros dentro da área do consórcio Intersul. Terão seis pontos de parada.
BRS 3: linhas que chegam a Copacabana operadas por outros consórcios: Internorte (cor verde), Santa Cruz (cor vermelha) e Transcarioca (cor azul).

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