Maior encomenda do mercado sueco...
O operador sueco Nobina encomendou 25 autocarros de turismo de dois pisos do modelo Synergy à VDL Bus & Coach, sendo este o maior contrato ganho pelo fabricante holandês no mercado da Suécia. Constitui igualmente a entrada da VDL no segmento de autocarros de serviço interurbano da Suécia. Os veículos de dois pisos, que utilizarão apenas biodiesel, serão utilizados no serviço interurbano entre Norrtälje e Estocolmo, uma carreira com uma extensão de aproximadamente 75 quilómetros e sete paragens.
Os VDL Synergy adjudicados pela Nobina dispõem de 84 lugares sentados. Os veículos serão configurados para os clientes em conformidade com a legislação sueca de transportes públicos, que inclui nas suas características elementos com espaço para cadeira de rodas e rampa de acesso. Quer o piso inferior quer o superior oferecem uma altura interior de 1,85 m. Os autocarros possuem ainda videovigilância, sistema de inibição de álcool para o motorista (um dispositivo que obriga a soprar para um balão, bloqueando a ignição caso registe a presença de álcool no ar expirado), indicação electrónica de percurso e sistema de bilhética.
O Grupo Nobina, com instalações na Suécia, Finlândia, Noruega e Dinamarca, assinala este ano o seu centésimo aniversário. A empresa tem uma frota de aproximadamente 3.500 autocarro e empresa cerca de 7.000 pessoas, assegurando serviços de transporte público regionais e de longo curso na Escandinávia. Anualmente transporta cerca de 200 milhões de passageiros na Suécia.
Arriva encomenda 300 chassis de autocarros à VDL...
A Arriva encomendou um total de 300 chassis de autocarros à VDL Bus & Coach para a entrega no ano em curso. Desse total, 104 unidades referem-se ao chassis SB-200, para piso único, e 207 unidades ao chassis DB-300, para piso duplo.
O chassis SB-200 possui a mesma cadeia cinemática utilizada no modelo LHD Ambassador que tem obtido uma boa aceitação nos mercados da Holanda, Dinamarca, Alemanha e Israel. Os SB-200 da Arriva vão estar equipados com o motor diesel de seis cilindros Cummins ISBe Euro 5 e caixa de velocidades Voith. A construção de piso rebaixado permitirá o acesso de utilizadores de cadeiras de rodas e passageiros com carrinhos.
O chassis DB-300 destina-se a receber a carroçaria de dois pisos Wrightbus Gemini 2 DL, que foi desenvolvida em cooperação com a Arriva e a Arriva, com o objectivo de se tornar num veículo de referência em termos de consumo de combustível. O chassis recebeu um motor de seis cilindros da Cummins, de 6,7 litros, com especificação Euro 5, e caixa de velocidades automática D854.5. Das 207 unidades, 97 vão ser carroçados na especificação de duas portas da Transport of London, enquanto os restantes 110 serão variantes “Low Height”- Os veículos destinam-se a ser utilizados pelas diversas empresas da Arriva que operam nos arredores da capital britânica.
O chassis SB-200 possui a mesma cadeia cinemática utilizada no modelo LHD Ambassador que tem obtido uma boa aceitação nos mercados da Holanda, Dinamarca, Alemanha e Israel. Os SB-200 da Arriva vão estar equipados com o motor diesel de seis cilindros Cummins ISBe Euro 5 e caixa de velocidades Voith. A construção de piso rebaixado permitirá o acesso de utilizadores de cadeiras de rodas e passageiros com carrinhos.
O chassis DB-300 destina-se a receber a carroçaria de dois pisos Wrightbus Gemini 2 DL, que foi desenvolvida em cooperação com a Arriva e a Arriva, com o objectivo de se tornar num veículo de referência em termos de consumo de combustível. O chassis recebeu um motor de seis cilindros da Cummins, de 6,7 litros, com especificação Euro 5, e caixa de velocidades automática D854.5. Das 207 unidades, 97 vão ser carroçados na especificação de duas portas da Transport of London, enquanto os restantes 110 serão variantes “Low Height”- Os veículos destinam-se a ser utilizados pelas diversas empresas da Arriva que operam nos arredores da capital britânica.
por: Carlos Moura
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