domingo, 14 de agosto de 2011

Viação Garcia promove encontro de fãs de ônibus em Londrina.


Viação Garcia promove encontro de fãs de ônibus em Londrina.

A recepção no portão principal já indicava que este seria
 um dia diferente para dezenas de fãs de ônibus.             
 Créditos: Ônibus Brasil
Tudo muito bem planejado e preparado. Assim foi o primeiro encontro de busólogos promovido pela Viação Garcia, na cidade de Londrina, no norte do Paraná.
A empresa uniu as comemorações do Dia dos Pais com a recepção dos novos ônibus Marcopolo Geração 7 modelos LD e DD. Contando com a presença da diretoria, os colecionadores tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada pela garagem da empresa, conhecendo setores como manutenção, tapeçaria e limpeza.
O momento especial ficou por conta da sessão de fotos com os novos ônibus que, ainda sem placas, foram manobrados e colocados em poses escolhidas pelos colecionadores para obter as melhores fotos. Na visita ao Espaço Memória, o museu da Viação Garcia, foi possível conhecer o vasto e bem conservado acervo da empresa, que conta com fotos, documentos históricos, instrumentos de trabalho e até mesmo peças da parte mecânica e de carrocerias de ônibus de décadas passadas.
O ápice da visita à garagem se deu no momento em que foram colocados em funcionamento os motores dos clássicos ônibus do acervo da Viação Garcia. Muitos veículos representam a única unidade que resistiu ao tempo, como é o caso do ônibus com carroceria Cobrasma Trinox. Devido a problemas de projeto da carroceria, este modelo durou pouco nas empresas, que rapidamente a substituíram reencarroçando os chassis em outras carrocerias mais modernas.
A oportunidade de ver em movimento, conhecer o barulho dos motores e até mesmo os interiores dos veículos trouxe a emoção a todos aqueles presentes, desde os mais experientes até os mais jovens. Quem viveu a época em que estes veículos estiveram na ativa pôde relembrar bons momentos que certamente não voltarão mais. Se hoje os ônibus são ecologicamente corretos, emitem pouca fumaça e fazem pouco barulho, comprova-se que antigamente as prioridades na fabricação dos veículos eram outras. Motores rudimentares, carrocerias pesadas e chassis robustos dos antigos modelos do acervo histórico ajudam a mostrar também a evolução da fabricação de carrocerias e chassis para ônibus.

ACERVOS SOBRE ÔNIBUS SÃO RAROS NO PAÍS

A Viação Garcia é responsável pela administração de um dos mais respeitáveis acervos sobre a memória do transporte coletivo rodoviário no Brasil. O Espaço Memória reúne um acervo coletado ao longo dos quase 80 anos de existência da empresa e preserva não apenas a história da Viação Garcia, mas também da cidade de Londrina. A família Garcia esteve entre os pioneiros que participaram ativamente do desenvolvimento da cidade e região.

Reprodução da mesa de trabalho dos pioneiros da Viação Garcia,
parte do museu da empresa. / Créditos: Onibus Brasil
No Brasil são praticamente nulas as iniciativas públicas e privadas para preservação da memória dos transportes coletivos. Poucas empresas possuem algum acervo histórico organizado, ainda que sejam apenas fotos, materiais promocionais ou outros artigos que exijam um menor investimento.

A BORDO DO TRINOX

Não basta ver, ouvir, entrar, fotografar. Nada se compara à emoção de dar um passeio a bordo de um veículo raro. Se quem é fã de carros antigos não resistiria a um passeio a bordo de um Jaguar ou BMW dos anos 80, quem é fã de ônibus se equipara neste quesito quando tem uma oportunidade de dar uma volta no imponente Trinox.
Cobrasma Trinox conservado no museu da
Viação Garcia / Créditos: Ônibus Brasil
Com um design assustador para quem o via pelo retrovisor, com grande altura e linhas retas, o Trinox impressiona pela sua conservação: ao entrar dentro do veículo, a sensação é a de se estar adentrando em um ônibus novo. Em excelente estado de conservação, a carroceria é dotada de poltronas de boa qualidade. O acabamento, além de bem conservado, em momento nenhum deixa a desejar. A carroceria tem poucos, quase nulos, ruídos de peças se batendo ou rangendo, problema comum nos modelos atuais em que há utilização de materiais mais leves e com maior facilidade de deformação, como o próprio plástico.
O chassi Scania 112, como de costume, conta com excelente capacidade de tração e suspensão muito confortável ainda para os dias atuais.

Passeio no Trinox pelas ruas de Londrina.
/ Créditos: Ônibus Brasil
INDO ALÉM DA CULTURA

Além de proporcionar bons momentos para fãs de ônibus ao visitar sua garagem e museu, a Viação Garcia incentivou a participação de colecionadores de outras cidades e estados. Foram oferecidas passagens gratuitas para aqueles que quiseram embarcar em cidades atendidas pela empresa. A hospedagem e o translado na cidade de Londrina também foram oferecidas pela empresa.
Na sexta-feira os convidados puderam almoçar no restaurante da própria empresa, local em que são servidas refeições aos funcionários. Almoçar em uma empresa de ônibus pode não parecer muito agradável para muitas pessoas. No entanto, no restaurante da Viação Garcia, além da boa e farta comida, que oferece até refrigerante e sobremesa, há grande respeito, educação e companheirismo entre os funcionários.

O "bolo de ônibus", atração do coffee break.
/ Créditos: Ônibus Brasil
O "bolo de ônibus", atração do coffee break.
/ Créditos: Ônibus Brasil
Na parte da noite, os convidados participaram de um churrasco na AFUVIGAR – Associação dos Funcionários da Viação Garcia, um amplo e bem organizado espaço próximo a uma das mais antigas estradas da cidade de Londrina, a hoje Avenida dos Pioneiros, que foi, a princípio, a única ligação da cidade com as demais do chamado “Norte Pioneiro”.

INICIATIVA INOVADORA

Não se pode deixar de reconhecer a iniciativa exemplar da Viação Garcia ao abrir suas portas para o público que possui interesse em estar mais próximo da empresa e conhecer sua frota, estrutura e cotidiano.
Pouco a pouco grandes empresas de ônibus tem passado a reconhecer os méritos do trabalho feito pelos colecionadores, o que atribui ainda mais responsabilidade a todos que estão inseridos no contexto do hobby, para que zelem pelo bom comportamento e educação, a fim de que todas as portas já abertas assim permaneçam e que muitas outras também se abram no futuro.

ENCONTRO NA MÍDIA
Até o momento, encontramos reportagens da RPC TV (afiliada TV Globo) e do Jornal de Londrina. Clique nos links abaixo para ler e assistir os vídeos.
Baixe as fotos em alta resolução!

O Ônibus Brasil teve acesso as fotos e decidiu finalmente compartilha-las, coisa que parece que eles tinham esquecido de fazer no hobby, e disponibilizou um link com os melhores registros em alta definição.

Para fazer o download das fotos clique em cima dos arquivos com final ".JPG" e salve-os, as fotos estão com resolução de 2000x1500.

* Com informações do Ônibus Brasil.com

1 comentários:

  1. Louvável, admirável e respeitável posição da VG, que esse seja o inicio de um novo leque de informações e trocas entre nos ditos fãs e as empresas nossos co-idealizadores, parabéns, a todos envolvidos em tal evento.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...