quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ônibus com 3G e GPS já são realidade no Brasil

Foi em São Paulo que surgiu um projeto de ônibus inteligente com GPS e 3G, mas enquanto a cidade ainda não o testou nas ruas, Curitiba saiu na frente: usando ônibus com módulo 3G/GPS da Ericsson e Dataprom, a cidade pode informar através dos pontos quando cada ônibus vai chegar. E de quebra, lá você ainda pode carregar seu cartão de transporte via internet, sem pegar filas.
O sistema está presente em 3.000 pontos de Curitiba, entre paradas e ônibus. Cada ônibus tem um computador com Linux e processador Intel Atom, SSD (que aguenta o movimento do ônibus por não ter partes móveis) e um módulo 3G/GPS. Com o GPS, a empresa de ônibus sabe, em tempo real, onde está cada ônibus; e, através do console com touchscreen do motorista, eles também informam via 3G da Vivo sobre interferências na rota, e até sugerem um novo caminho para o ônibus se desviar.
O sistema também inclui recarga do cartão de transporte via internet: basta visitar o Sistema de Bilhetagem Eletrônica, entrar com seu CPF e senha e pagar o boleto via internet banking. O crédito é liberado em até 48h, e creditado no cartão quando você usá-lo para pegar ônibus. (No RJ, há um sistema semelhante.)
E o sistema pode ficar ainda melhor: segundo Mário Lemos, gerente para Novos Mercados da América Latina da Ericsson, é possível enviar imagens das câmeras internas do ônibus direto para a central. Hoje, muitos ônibus possuem câmeras, mas as imagens só ficam disponíveis depois de um assalto ou acidente – no ônibus do futuro em Curitiba, tudo pode ser em tempo real.

Segundo a Ericsson, Curitiba é a primeira cidade do mundo a implementar uma solução para transporte público que usa o 3G. O sistema está sendo implementado desde o ano passado, mas aparentemente os pontos ainda não informam a chegada dos ônibus: segundo Alexei Rodrigues, diretor comercial da Dataprom, “a informação já existe, mas não é ainda liberada aos usuários”. Isso deve ser feito em alguns meses.
Site de Referência: http://www.gizmodo.com.br/
Fonte da Matéria: [IDG Now e Ericsson]
Material jornalístico passível de direitos autorais. Fotos e textos podem pertencer a autores diferentes. Antes de reproduzir por qualquer meio, consulte sobre autorização.

1 comentários:

  1. Para quem esta a um passo da modernidade pós copa!!! E um grande passo, aja visto que em outros países já é tecnologia embarcada a tempos.
    Rodrigo Maciel

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...