quarta-feira, 2 de maio de 2012

EMPRESAS DE ÔNIBUS MUDAM ATENDIMENTO PARA RECUPERAR CLIENTES

Com o aumento da demanda por passagens aéreas, empresas de ônibus perderam mais de 4,5 milhões de passageiros.
Ricardo Soares Belo Horizonte
De 2010 para 2011, as companhias aéreas ganharam quase 25 milhões de novos clientes. No mesmo período, as empresas de ônibus, especialmente as que operam viagens de longa distância, registraram queda de mais de 4,5 milhões de passageiros.
“Quando você soma poder aquisitivo, ou seja, pessoas com dinheiro pra comprar e tarifas mais baratas, aquele que for mais confortável vai ganhar. E nesse caso o avião é mais confortável pras pessoas”, diz Paulo Rezende, coordenador de logística.
Esse é um caminho sem volta, na opinião de analistas do setor de transportes. É por isso que muitas empresas de ônibus já estão se adaptando pra continuar ganhando dinheiro em um mercado que tende a ficar menor ainda.
Em algumas linhas, tudo lembra muito o atendimento das aéreas. Totem de auto-atendimento, tratamento vip, serviço de bordo, agora tem até programa de milhagem.
“Com isso, estamos com expectativa de aumentar nossas vendas de passagem em torno de 12% já no primeiro ano”, declara Marcos Almeida, assessor operacional da Cometa.
A possibilidade de trocar pontos acumulados em viagens a trabalho, por uma passagem para as próximas férias, agradou a analista financeira Daniela Santos. “Me tratando bem, com certeza eu vou voltar a viajar naquela companhia”, afirma.

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