sábado, 19 de outubro de 2013

Ônibus chegarão ao Rio por novos trajetos a partir de segunda-feira

Igor Ricardo e Wilson Mendes
A interdição do Elevado da Perimetral, prevista para este sábado, foi adiada por uma semana. Mas as mudanças para reduzir o fluxo de veículos na região central do Rio estão mantidas. Na segunda-feira, 96 linhas de ônibus intermunicipais terão o itinerário de até 20% da frota alterado de forma que não entrarão no Centro. Um dia antes, no domingo, o elevado fechará das 8h às 17h para teste. Nesse período, os carros seguirão, pela primeira vez, pela nova Avenida Binário, que, depois desse horário, voltará a ser fechada.
Veja as novas rotas das linhas intermunicipais
Veja as novas rotas das linhas intermunicipais Foto: Editoria de Arte
Na segunda-feira, os ônibus das 80 linhas que vão da Baixada Fluminense para o Rio serão divididos em dois grupos: uma parte seguirá o trajeto normal, a outra terá o ponto final no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), na Avenida Brasil, retornando sem seguida. Esse segundo grupo corresponde a 20% da frota, e os veículos serão identificados por um adesivo fixado no para-brisa.
Linhas intermunicipais terão novas rotas
Linhas intermunicipais terão novas rotas Foto: Editoria de Arte
Já 15% dos veículos, também identificados pelo adesivo, de 16 linhas que chegam ao Rio pela Ponte percorrerão novos caminhos. Dessa forma, parte dos ônibus que passam pela Avenida Rodrigues Alves farão ponto atrás da Rodoviária Novo Rio. E parte dos que chegam pela Avenida Francisco Bicalho serão divididos em dois grupos, com linhas seguindo pela Presidente Vargas e fazendo ponto final no Campo de Santana e outras percorrendo o Estácio e passando pela Cruz Vermelha até o Castelo.
O prefeito Eduardo Paes justificando o adiamento da interdição do elevado a três fatores: pedido do Ministério Público de mais informações sobre o impacto na cidade; o o fato de a estação da Barcas de Arariboia não estar pronta e o leilão do Pré-Sal na segunda-feira, que causaria ainda mais transtornos no trânsito. Durante o leilão, algumas ruas da Barra da Tijuca deverão ser fechadas.
Já deu um nó... na cabeça dos passageiros
“Que Deus nos ajude”. Foi fazendo o sinal da cruz que o pós-graduando em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Roberto Cesar Medeiros, de 47 anos, reagiu ao saber que o trânsito começa a mudar no Centro do Rio já nesta semana. Apesar de não passar pela Perimetral, o morador da Ilha do Governador que estuda em Niterói, teme pelo impacto no trânsito.
Roberto costuma usar barca e van. Para muitos usuários de ônibus ouvidos ontem pelo EXTRA na região central da cidade, o transtorno pode ser ainda maior. Ninguém sabia a data da mudança nem os novos trajetos de cada linha. A maior dúvida era como os ônibus que saem da Baixada Fluminense , Niterói e São Gonçalo vão chegar ao município do Rio. A pergunta ficava sem resposta até mesmo se fosse feita para os motoristas dos coletivos, apesar de as alterações começarem a valer na próxima segunda-feira.
- Não sei qual trajeto vou seguir. Isso ainda não foi passado para nós. É um acerto que deve estar sendo feito entre a direção da empresa e a prefeitura - revelou um motorista, que preferiu não ser identificado, da linha 102C (Central-Duque de Caxias).



Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/onibus-chegarao-ao-rio-por-novos-trajetos-partir-de-segunda-feira-10415836.html#ixzz2iATBkrxu

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...