sábado, 19 de outubro de 2013

Se todos os ônibus fossem assim...

Se todos os ônibus fossem assim...'Ônibus inteligente', com tecnologia para o motorista e para o passageiro, é aprovado pelos usuários
Fernando Pereira/SECOM
Os coletivos são equipados com sinal de internet gratuito
POR: Tamiris Gomes 
Especial para o DIÁRIO
A linha municipal 509M-10 é privilegiada. Lá, os coletivos são equipados com sinal de internet gratuito, alto-falantes que indicam as paradas, painel de informações sobre a hora e a linha e também TVs interativas com notícias e entretenimento. São os chamados “ônibus inteligentes”. Além da comodidade, os serviços beneficiam os usuários com deficiência.
De acordo com a SPTrans, a tecnologia foi instalada em 20 veículos da linha, que partem do Terminal Princesa Isabel, em Campos Elíseos, no Centro, e seguem até o Jardim Miriam, na Zona Sul. O projeto é piloto, em fase de avaliação.
Os ônibus contemplados são do consórcio Unisul, de cor azul, gerenciados pela empresa Mobibrasil. Para identificá-los é fácil. Eles possuem uma antena branca em forma de triângulo, visível na dianteira, acima do letreiro. 
Ao subir o degrau da porta de entrada já nota-se a diferença. Uma tela ao lado do motorista fornece indicadores do funcionamento do motor do veículo e seu desempenho. Ao dar a partida, as TV ligam, exibindo o horóscopo do dia.
Um painel informa a hora exata e os nomes das paradas. Mas, se o passageiro estiver desatento, lendo um livro ou navegando na internet pelo Bus Wi-Fi, não tem problema. Uma voz feminina no alto-falante avisa o próximo ponto. 
O operador de telemarketing Paulo Sergio Rocha, de 19 anos, acessava o Facebook pelo celular durante sua viagem. “A internet é rápida, funciona bem”, avaliou. O motorista Wanderley Marques, 48, aprovou a iniciativa. “Facilitou a vida do passageiro. Se eles implantarem em outras linhas será ótimo.”
Mas uma falha simples e de fácil solução foi detectada pelo DIÁRIO: dentro do ônibus não há nenhum aviso sobre o sinal da internet gratuita.
Alguns passageiros só souberam da novidade quando foram abordados pela reportagem. Em seguida, todos pegaram o celular, testaram o serviço e aprovaram a velocidade oferecida.
Opinião
Danielo Pereira dos Santos, integrante do Movimento Primavera em prol de melhor transporte
É preciso investir em transporte e levar emprego para perto de casa
Falar da superlotação dos ônibus na Zona Leste é o mesmo que falar do problema no transporte na capital como um todo. O Metrô, por exemplo, que vai e volta entupido de gente todos os dias. O mesmo acontece nos ônibus. Falta investimento em transporte, além de emprego onde as pessoas moram. Se tivesse lá, eles não fariam grandes deslocamentos e não precisariam enfrentar a lotação.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...